Agora MT Variedades Moda e Beleza Veja como fazer perfume durar mais tempo na pele
MODA E BELEZA

Veja como fazer perfume durar mais tempo na pele

Fonte: Da redação com uol mulher
VIA

Quando compramos um perfume, além do desejo de usá-lo o quanto antes, queremos fazer com que cada borrifada dure o maior tempo possível. Não existem fórmulas garantidas para que, horas depois de aplicar, você sinta como se tivesse acabado de se perfumar. Mas, claro, algumas dicas práticas podem ajudar.

Antes de mergulhar no assunto, vale lembrar uma coisa: quando somos expostos a um odor por muito tempo, deixamos de senti-lo. E este efeito tem nome: acomodação olfativa. É graças a isso, por exemplo, que um pouco depois de entrar na sua própria casa você não sente mais o cheiro dela. Ao usar o mesmo perfume por muito tempo, é provável que não o sinta mais; mas as outras pessoas sim. Então, resista ao impulso de borrifar mais; continue aplicando a mesma quantidade de quando comprou a fragrância, antes do olfato se acomodar. Assim você não corre o risco de exagerar.

Da forma de armazenamento ao horário de aplicação, aqui vão seis dicas para potencializar o seu perfume.

1) Guarde-o direito
Exposição à luz, variações de temperatura e umidade afetam o perfume, alterando seu odor e duração. Portanto, nada de expor o frasco na penteadeira ou no banheiro. Brenda Pazinato, avaliadora olfativa de perfumaria e cuidados pessoais da casa de fragrâncias Firmenich, explica a melhor forma de proteger o vidro. “O ideal é guardar no guarda-roupa ou em lugares frescos, sem luz direta e calor. Na caixa original também é ideal, pois o papel confiura mais uma camada de proteção”.

2) Mantenha a sua pele bem hidratada
Peles oleosas mantém o perfume por mais tempo, enquanto nas secas a duração é menor. Procure hidratantes sem perfume ou com a fragrância neutra para hidratar a sua pele e, assim, garantir que o perfume se mantenha. Segundo Brenda, o hidratante deve ser absorvido na pele antes de aplicar o perfume. Hidratante com a mesma fragrância d perfume também funcionam. “Isso ajuda a manter-se perfumado por mais tempo, já que estamos aplicando o perfume de duas formas complementares,” conta.

3) Escolha perfumes com notas mais pesadas
Colônias e perfumes cítricos são compostos com ingredientes leves, que evaporam rapidamente e, portanto, espera-se que não durem um dia inteiro. Já os chamados orientais e os amadeirados têm ingredientes mais pesados, que demoram para evaporar, prolongando a duração. Mas saiba que são perfumes com estilos bem diferentes e você deve escolher com atenção. “Escolha o seu perfume de acordo com a sua personalidade e o que faz você se sentir bem. É importante ir até uma loja, aplicá-lo e acompanhar durante o dia, para checar se combina com você e o quanto ele durou. É imprescindível que você se sinta feliz com a sua escolha,” recomenda Brenda.
4) Use uma versão mais concentrada, de acordo com seu gosto
O perfume é uma mistura de matérias primas aromáticas e álcool. Quanto maior a concentração de matérias primas, mais ele vai durar. De maneira geral, a ordem crescente de concentração começa as águas (ou body splash), colônia (eau de cologne), deo colônia ou desodorante colônia (eau de toilette), eau de parfum e parfum.
5) Aplique o perfume na roupa também
O tecido é menos quente que a pele, o que faz com que o perfume leve mais tempo evaporando. Mas cuidado: existem perfumes coloridos que podem manchar os tecidos, naturalmente sensíveis ao álcool.

6) Partes do corpo
Brenda sugere como melhores pontos do corpo para aplicação aqueles com intensa pulsação: no interior dos pulsos, na parte interna dos cotovelos, atrás das orelhas, na parte de trás do pescoço, atrás dos joelhos e na parte interna dos tornozelos.

7) Aplique novamente ao longo do dia
Bem, não existe milagre. Quando acabou, acabou. Antes de reaplicar, pense se seu olfato não se acomodou. Se acha que é isso, pense em ter alguns perfumes diferentes e usar em dias variados, o que pode ajudar seu nariz se “acostume”. Caso contrário, as perfumarias e casas de essências vendem frascos pequenos para encher com o perfume que está usando. É um jeito fácil de carregar por aí e retocar quando precisar.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas