Foi aprovada pela Câmara Municipal, semana passada, a emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, no valor de R$ 500 mil, de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), que garante uma contrapartida do Município para instalação e na manutenção da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para 2015.

A intenção, segundo o vereador, é garantir que a Prefeitura possa firmar um convênio, como ocorre com os Municípios que possuem campus da Unemat no Estado, para auxiliar na manutenção da universidade.

O Prefeito e o vice já sinalizaram em reuniões que a prefeitura será parceira “Com isso estamos otimistas que este sonho seja concretizado em 2015, pois os deputados Sebastião Rezende, J. Barreto e Teté Bezerra já destinaram suas emendas parlamentares de 2014 que não foram usadas, objetivando estabelecer um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rondonópolis, o que proporcionaria condições de abertura dos cursos de Direito, Letras e Jornalismo no município. Com esse convênio, o Estado estaria repassando os recursos para a Prefeitura, que firmaria inicialmente um Termo de Cooperação Técnica com a Unemat” disse o vereador.

Leia também:  Comissão inicia debates sobre PEC do Teto dos Gastos

Em 2013 a Assembleia Legislativa aprovouuma emenda constitucional que prevê a aplicação de 2,10% da receita corrente líquida do Estado em 2014 para a Unemat, chegando a 2,5% em 2018. Mesmo assim, representantes da Unemat alegam que entre 2010 e 2013, a instituição apresentou um déficit de R$ 47 milhões, o que gera dificuldades financeiras para a criação de novos cursos em Rondonópolis.

“Com a aprovação desta emenda no orçamento municipal para 2015 e da destinação das emendas individuais dos deputados estaduais, a questão financeira não é mais obstáculos para concretização deste sonho” informou Thiago Silva.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.