frango molhoA cozinha é um ponto de encontro da casa e terreno fértil para imaginação. Por isso, nada como ousar e reinventar receitas tradicionais, para variar o cardápio do dia a dia. O molho teriyaki é uma delícia agridoce, que para degustar você não precisa ir a um restaurante japonês ou chinês. Você pode fazer em casa e acrescentar uma pitada oriental a frangos e carnes. A receita que vamos ensinar hoje, vai dar um toque gourmet ao franguinho de sempre. Afinal, quem não gosta de variar o tempero?

Ingredientes

Para o molho teriyaki

½ xícara de molho de soja (shoyo)

¾ de xícara de água

1 colher de sobremesa de gengibre ralado

1/4 de colher (chá) de alho ralado

5 colheres de sopa de açúcar mascavo ou 4 colheres de sopa de mel

1/2 xícara de saquê

2 colheres (sopa) de amido de milho e 1/4 de xícara de água

Leia também:  Arroz branco na panela de pressão

1 kg de peito frango desossados e descongelado

Suco de 1 limão

Pimenta-do-reino a gosto

1 dente de alho amassado

Azeite (para cozinhar)

½ cenoura em tiras finas

½ cebola em cubinhos

½ pimentão verde limpo em cubos de 2cm

100g cogumelos (shitake, shimeji, hiratake) – opcional

Salsinha picada a gosto

Gergelim para polvilhar (opcional)

Como fazer molho

Em um copo ou xícara, dissolva as duas colheres de amido de milho em ¼ de água.Em uma panela, com fogo baixo, adicione todos os ingredientes do molho e acrescente o amido de milho dissolvido. Mexa bem até o molho reduzir e engrossar. Prove para ver se o shoyo e o mel (ou açúcar mascavo) estão ao seu gosto, se quiser pode adicionar mais um pouquinho. Não precisa adicionar sal, pois o shoyo já é bem salgadinho.Está pronto quando reduzir e engrossar um pouco, você pode guardar na geladeira e usar em receitas de frangos e peixe, fica espetacular!!!Como hoje vamos ensinar uma receita de frango ao molho teriyaki, segue a receita completinha abaixo.

Leia também:  Aligot | Purê de batata com queijo

Modo de preparo do frango

O primeiro passo é temperar, você já deve ter o seu jeitinho especial de fazer, o diferencial dessa receita é adicionar o molho teriyaki ao próprio tempero, para o frango absorver bem o sabor agridoce.Corte o frango, já descongelado, em cubos médios ou tirinhas. Em uma vasilha funda, coloque o frango e tempere com o suco de um limão, com o alho amassado e um pouco de pimenta-do-reino. Passe bem todos os ingredientes no frango, para que penetrem na carne. Depois pegue 1/4 do molho teriyaki e tempere o frango. Tampe a vasilha, se tiver tampa, se não tiver, feche com papel-filme. Deixe na geladeira por no mínimo 4h, para pegar o tempero.
Em uma frigideira preaquecida, coloque um pouco de azeite e deixe esquentar bem, adicione o frango e doure no azeite até ficar bem douradinho. Depois retire da frigideira e reserve.Na mesma frigideira, bem quente, doure em um pouco de azeite a cebola, os cogumelos, o pimentão e a cenoura cortada em tiras. Depois que estiver prontinho, adicione novamente o frango, o restante do molho teriyaki, misture bem tudinho e deixe cozinhar um pouco para o sabor intensificar mais.No final, polvilhe gergelim e um pouco de salsinha.

Leia também:  Arroz Doce Gelado com Doce de Leite

Sirva com arroz, pode ser o integral ou o comum, e uma saladinha com rúcula, tomate e alface. #DicaEsperta Se não tiver saquê, substitua por vinho branco na receita de molho teriyaki. Os cogumelos são opcionais, mas dão um toque especial.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.