A capital de Mato Grosso, Cuiabá, está entre as 50 cidades mais violentas do mundo. É o que diz um relatório da fundação City Mayors, centro de estudos dedicado a temas urbanos divulgada hoje (13) pela revista Veja. O critério para a elaboração da lista foi o número de homicídios registrados por ano em cada grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com o relatório, das 50 cidades, só três não são latino americanas ( Cidade do Cabo, na África do Sul, além de Detroit e Nova Orleans, ambas nos Estados Unidos.). Além disso, um terço delas está no Brasil.

Pelo levantamento, Cuiabá é a 11ª mais violenta do País e a 29º do mundo com 44 assassinatos por 100 mil habitantes, com dados extraídos de 2011.

Leia também:  Mulher conhecida como "Baleia Azul" é presa por tráfico de drogas na BR-070

O documento destaca que “moradores de cidades do Brasil, México e Colômbia correm mais risco de serem atingidos nas batalhas entre gangues rivais”. Entre as cidades brasileiras, a mais violenta é Maceió, com taxa de 80 em cada 100 mil. Depois dela vêm Fortaleza, com 73, e João Pessoa, com 67. No patamar de 57 a 58 por 100 mil, aparecem Natal, Salvador, Grande Vitória e São Luís, nesta ordem.

Veja abaixo os países com mais cidades violentas (apenas dois não são latinos*)

1º) Brasil – 16 cidades

2º) México – 9 cidades

3º) Colômbia – 6 cidades

4º) Venezuela – 5 cidades

5º) Estados Unidos* – 4 cidades

6º) África do Sul* – 3 cidades

Leia também:  Acusado de matar cabeleireiro em frente à faculdade é condenado a 20 anos de prisão

7º) Honduras – 2 cidades

8º) Guatemala, El Salvador, Jamaica, Haiti e Porto Rico – 1 cidade cada um

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.