Agora MT Variedades Moda e Beleza Dica de beleza: Veja como acertar na base para peles morenas
MODA E BELEZA

Dica de beleza: Veja como acertar na base para peles morenas

Fonte: Por Raiane Anicézio
VIA

Quem tem pele morena ou negra sabe o quanto é difícil encontrar tons certos para o rosto, principalmente quando o assunto é base. Algumas maquiagens em peles mais escuras costumam manchar, dando uma cor acinzentada à pele.

Esse tom acinzentado e as manchas acontecem por usar o tom errado da base, que se destoa do resto do corpo. E apesar do Brasil ter 45% da população povoada por negros e pardos, a maioria das marcas brasileiras ainda não trazem uma boa variedade de tons que sejam aproximados do moreno ou negro. Avon, M.A.C., Make Up Forever e Dior, por exemplo, são algumas das marcas do mercado que oferecem bases para peles morenas com mais alternativas.

Uma boa aposta é adaptar a base, misturando 2 ou 3 tonalidades. A maquiadora ressalva que essa mistura nem sempre acaba dando certo. “Para quem é leigo, o ideal é já ter o tom certo em mãos. Até porque cada base tem uma textura diferente”, explica.

No entanto, não custa nada tentar. A mistura de tons pode ser feita a partir de alguns testes no rosto. É interessante aplicar volumes iguais de cada base que queria misturar (um tom um pouco mais claro e outro mais escuro), pois só assim é possível conseguir saber como a make vai agir na pele. Caso queira deixar o tom mais escuro, aplique primeiro o tipo mais claro e preencha o rosto com a mais escura; para ter o efeito mais claro é só inverter a ordem. O objetivo é deixar que a base fique do mesmo tom do rosto, como se estivesse praticamente desaparecido.

Vale destacar também que, quanto mais melanina no corpo, mais espessa é a pele. O efeito craquelado pode ser muito comum, nestes casos. Além disso, as peles morenas estão sujeitas a terem mais acne, justamente pela concentração de melanina. Por isso é indicado aplicar as bases de leve.

“É claro que algumas peles com muita acne e cicatrizes necessitam de mais base para escondê-las, mas nunca em excesso a ponto de ficar aparente”, afirma a maquiadora. Aliás, vale lembrar que o pescoço muitas vezes é esquecido, mas também deve ser maquiado.

Na hora de comprar, Eliane explica que o ideal é testar a base no rosto antes de comprá-la. Muitas pessoas testam a maquiagem no dorso das mãos. Esta técnica não é a mais indicada. “A base precisa casar com o tom de pele do rosto, que pode ser mais escuro ou mais claro”, explica a expert.

Caso você ainda fique na dúvida sobre qual tipo de base deve usar, vale consultar um maquiador para escolher o tom ideal. “Também é importante destacar o uso de pincel ao invés do uso dos dedos, pois assim fica mais fácil espalhar o produto de forma uniforme”, indica Eliane. Com o uso do acessório, a maquiagem fica mais suave e natural. “Pincéis para base da M.A.C. ou Sephora são tipos que têm as cerdas bem macias”, completa a maquiadora.

Rosto mais iluminado

Tem uma dica que funciona bem para dar uma aparência aveludada: ilumine o centro do rosto (nariz testa e queixo) com uma base mais clara e aposte numa mais escura nas curvas, como têmporas, testa rente à raíz. Espalhe com uma esponja para ficar uniforme. O efeito é semelhante ao da diva Beyoncé!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas