Uma reportagem divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo, revelou o crescimento de milionários em um período de dez anos, a nível nacional o crescimento foi grande, contudo, em Mato Grosso, foram apenas 180 deste tempo.

De acordo com a reportagem, em 2013 haviam 18.541 milionários no Brasil e em 2013 somaram 29.895, aumento de %. Já em MT eram 206, passando para 385, respectivamente.

O Estado que mais cresceu neste período foi o Tocantins, seguido por Roraima e Acre. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, são os estados que mais possuem milionários.

Essas novas fortunas surgiram graças à expansão da fronteira agrícola no país. Em 2003, o governo federal turbinou os incentivos para os produtores rurais, mirando os elevados preços das commodities agrícolas no exterior. O agronegócio, que já era forte na exportação, virou motor da economia. Os produtores de minérios também surfaram nessa onda.

Leia também:  Dois homens morrem eletrocutados enquanto trabalhavam em posto de combustível em MT

“No Tocantins, muitos adquiriram terra por nada na criação do Estado e se tornaram milionários do dia para a noite quando arrendaram suas áreas para grupos maiores”, diz o economista Tadeu Zerbini ao Folha.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.