Agora MT Notícias Em cerimônia de posse, Dilma fala sobre reforma política e 'pacto' contra...
NOTíCIAS

Em cerimônia de posse, Dilma fala sobre reforma política e ‘pacto’ contra corrupção

Fonte: Da redação com Estadão
VIA

Cerimônia de posse - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Cerimônia de posse de Dilma – Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff tomou posse na tarde desta quinta-feira, 1º, para exercer o 2º mandato à frente do Palácio do Planalto. A cerimônia começou às 15h, com a presença de autoridades nacionais e internacionais.

Acompanhe os principais momentos da cerimônia que marca o início do 2º mandato da petista à frente do Planalto.

16h32. Calheiros afirma que Dilma pode contar com os parlamentares.

16h30.Durante seu discurso, Dilma anunciou que lançará o 3º Programa de Aceleração do Crescimento e o segundo Programa de Investimento em Logística. “Assim, a partir de 2015 iniciaremos a implantação de uma nova carteira de investimento em logística, energia, infraestrutura social e urbana, combinando investimento público e, sobretudo, parcerias privadas. Vamos aprimorar os modelos de regulação do mercado, garantir que o mercado privado de crédito de longo prazo, por exemplo, se expanda. Garantir também que haja sustentação para os projetos de financiamento de grande vulto”, afirmou a presidente.

16h24. O presidente do Senado, Renan Calheiros, faz agora seu discurso e lembra de Sarney, ao falar da transição democrática.

16h22. “Viva o Brasil e viva o povo brasileiro”, finaliza Dilma.

16h22.“Essas duas características me aproximam dos brasileiros: sobrevivente e vitoriso, que jamais abdica dos seus sonhos”, afirma.

16h21. “Já estive perto da morte, saí uma pessoa mais forte”, diz a Dilma. “Não tenho revanchismo. Este processo jamais destruiu em mim o sonho de viver num país democrático e construir um país cada vez melhor.”

16h18. A presidente afirma que é preciso reconhecer que a Petrobrás é a empresa mais importante do País. “Saber punir sem enfraquecer a Petrobrás, sem diminur a importância (da empresa) para o presente.”

16h17. “Vamos defender a Petrobrás de seu predadores internos e inimigos externos. Por isso, vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito, fortalecer cada vez mais e criar mecanismo que evitem que fatos como este possam voltar a ocorrer”, diz.

16h16. “(A Petrobrás é uma) empresa com 86 mil empregados dedicados, honestos e sérios que teve lamentavelmente alguns servidores que não souberam honrá-la”, afirma Dilma.

16h11. Ao falar de corrupção, Dilma afirma que “o Brasil sabe que não compactuei com qualquer ilícito ou malfeito”.

16h10. A presidente afirma que a Olimpíada de 2016 terá o mesmo sucesso da Copa de 2014. Ela diz que o País mostrará “capacidade de organização do Brasil”.

16h08. Ao falar de alianças com outros países, Dilma afirma que não haverá ‘discriminação de ordem ideológica’.

16h05. Dilma afirma que fará o ‘Mais Especialidade’, no programa Mais Médicos, e centros de comando e controle na área da Segurança Pública.

16h03. Dilma fala aos beneficiários do Bolsa Família: “Continuaremos o acesso às políticas sociais e a novas oportunidades de renda”. Segundo ela, haverá um ‘destaque a formação profissional do beneficiário adulto’.

16h01.  A Educação será a “prioridade das prioridades”, segundo Dilma. Ela afirma que o setor receberá investimentos volumosos. “Só a eduação liberta o povo e abre as portas para um futuro próspero”, afirma.

16h00. Gostaria agora o novo lema do meu governo. Ele é simples, direto e mobilizador e reflete com clareza nossa grande prioridade, sinaliza para qual setor deve convergir meu governo: Brasil, pátria educadora”, diz a presidente.

15h58. Dilma afirma que dará ‘especial atenção’ à infraetrutura, ‘que vai nos garantir o futuro’.

15h57. “Aprimorar os modelos de regulação do mercado, garantir que o mercado privado de crédito de longo prazo se expanda”, planeja.

15h55. A presidente afirma que fará os primeiros ajustes nas contas públicas ‘com menor sacrifício possível para a população, em especial ao mais necessitados’.

15h55. Dilma afirma que vai criar ‘na economia um ambiente mais favorável aos negócios, atividade produtiva, investimentos, competitividade, crescimento sustentável. “Mais que ninguém sei que o Brasil precisa voltar a crescer.”

15h53.O respeito aos fundamentos nos permitiu colher resultado positivos, em todos os anos do meu 1º mandato. A inflação permaneceu abaixo do teto da meta e assim vai permanecer”, diz ela. “Temos com que nos preocupar, mas também nos orgulhar.”

15h50. “As mudanças que o país espera para os próximos 4 anos dependem da estabilidade e credibilidade da economia. Isso para nós não é novidade.”

15h48. Dilma fala em ajustes na economia e reforma política.

15h45. “Queridos brasileiros e brasileiras, em meu primeioro mandato, o Brasil alcançou um feito histórico: superamos a extrema pobreza. O fim da miséria é apenas um começo. Agora é a hora que prosseguir com nosso projeto de novos objetivos. É hora de melhorar o que está bom, corrigir o que é preciso e fazer o que o povo espera de nós”, discursa.
15h43. “Nunca se apurou e puniu com tanta transparência a corrupção”, afirma a presidente.

15h41 “Volto a esta casa com a alma cheia de alegria, responsabilidade, de esperança. Sinto alegria por ter vencido os desafios e honrado nome da mulher brasileira”, diz Dilma.

15h38. Começa o discurso de Dilma na Câmara.

15h35. O termo de posse é assinado por Dilma. Temer e os membros da Mesa também assinarão.

15h34. O terceiro-secretário da Mesa, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), faz a leitura do termo de posse neste momento.

15h33. Dilma foi cumprimentada por parlamentares após sua chegada ao Congresso, mais cedo.

15h31. O presidente do Senado, Renan Calheiros, declara empossados Dilma e Temer.

Foto: Ed Ferreira/Estadão
Momento em que Dilma faz o juramento – Foto: Ed Ferreira/Estadão

15h31. A presidente Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, fazem o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

15h29. A presidente Dilma e a filha Paula durante o desfile em carro aberto.

Foto: Dida Sampaio / Estadao
Foto: Dida Sampaio / Estadao

15h27. A banda dos Fuzileiros Navais toca o Hino Nacional.

15h27. Além de Calheiros, estão na mesa da Câmara a presidente Dilma, o vice Michel Temer, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowsky, e os deputados Arlindo Chinaglia e Maurício Quintella Lessa.

15h24. O presidente do Senado, Renan Calheiros, dá início à posse da presidente Dilma.

15h17. A presidente Dilma cumprimenta e conversa com parlamentares na Câmara.

15h13.Dilma é aplaudida na chegada à Câmara.

15h10. Dilma entra no Congresso e é recebida por deputados, senadores, presidente do STF. Ela vai para o plenário da Câmara dos Deputados.

15h07. A presidente Dilma chega ao Congresso Nacional. Ela sai do Rolls Royce e cumprimenta o vice-presidente, Michel Temer.

15h04. Atrás do Rolls Royce está a escolta dos Dragões da Independência e agentes da Polícia Federal.

15h00. O percurso entre a Catedral e o Congresso Nacional é iniciado. A presidente acena para o público em carro aberto.
14h59. A presidente Dilma se dirige ao Rolls Royce presidencial. Ela está acompanhada pela filha, Paula.

14h52. A presidente Dilma deixa o Palácio da Alvorada em direção à Catedral de Brasília.

Relacionadas

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou alerta para sites e páginas em redes sociais que se apresentam como canais para conseguir o...

Dupla é presa pela Polícia Militar com 27 porções de maconha

Um homem e uma mulher, de 22 e 27 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas, na noite da...

Governo de MT firma parceria com Ministério do Meio Ambiente e Mato Grosso do Sul para proteção do Pantanal

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quinta-feira (18), um termo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o...

Ação conjunta combate a extração ilegal de ouro em Mato Grosso

A Polícia Federal em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro, a Funai, a Força Nacional, o Gefron/MT e o Ciopaer/MT...

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado,...

Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira (15)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos...

Governo lança edital com regras das provas do Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou na quarta-feira (17) o edital com as regras para a aplicação das provas do...

Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato...

Setor de serviços interrompe sequência positiva e volta a recuar em fevereiro

Após uma sequência de três altas consecutivas, o setor de serviços, responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, voltou a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas