Foto: assessoria
Foto: assessoria

Dez oratórios integram a mostra especial a partir desta sexta-feira (30), às 9 horas, no Museu de Arte Sacra. Dentre as peças expostas até o dia 5 de março, figuram obras que pertenciam à antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968. Outras peças vieram da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito, além de algumas doações.

Os pequenos retábulos de uso particular são permeados por características diversas quanto à pintura, formato, detalhe de talha e até mesmo quanto aos objetos sobrepostos internamente, a exemplo das imagens e crucifixos. Originárias dos séculos 18, 19 e 20, são entalhados ou envidraçados e lembram os altares reservados para os relicários.

Leia também:  “É necessário ser pai do seu filho antes que o traficante o adote”, diz participante do Proerd

Entre os destaques, um oratório da Antiga Catedral, do século 20, em madeira recortada, entalhada nas colunas e vidro de cristal. De acordo com a gestora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Tulasi Santos, as peças primam pela beleza e riqueza de detalhes.

“Além de estarem intrinsecamente ligados à religiosidade, há uma atmosfera espiritual de consagração das imagens, eles chamam a atenção pela enorme beleza. A apreciação dessas obras nos leva a tempos remotos e são um ótimo instrumento para uma incursão rumo à história da arte”, revela Tulasi. O “Oratório de Salão”, a exemplo, mede 1,59 cm de altura tem formato retangular, em que a parte superior possui entalhe simples e com uma cruz romana, seu interior é revestido com papel policromado.

Leia também:  Alto Taquari| MP notifica Secretarias de Educação e pede providências contra Bullying nas escolas

Tulasi destaca que durante o mesmo período da exposição será oferta à oficina – “A ARTE DE FAZER ORATÓRIOS”, em que o visitante do Museu poderá confeccionar seu próprio Oratório, com materiais reciclados. Essa oficina será realizada no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso nos dias 14, 21 e 28 de Fevereiro (sábado), às 14h. Para participar, o interessado deve fazer a inscrição pelo blog do MASMT (museudeartesacramt.blogspot.com). Vale ressaltar, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães.

SERVIÇO

Exposição Oratórios
Período: 30 de janeiro a 05 de março de 2015
Horário: Terça-feira a domingo, das 09 às 17 horas
Praça do Seminário, Igreja Bom Despacho

Leia também:  Detran paralisa atividades por 24h em Mato Grosso nesta quinta-feira (17)
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.