No dia 1º de fevereiro, às 9h, tomam posse em Cuiabá os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a 18ª Legislatura. A solenidade está marcada para começar às 9h, no teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A cerimônia é aberta ao público e à imprensa, mas para ter acesso aos parlamentares, recomendamos aos jornalistas que estejam com identificação funcional.

Assumirá a direção dos trabalhos, o parlamentar que tiver o maior número de mandatos de deputado estadual, o último presidente da Assembleia Legislativa, se reeleito, o que tenha exercido mais recentemente a 1° secretaria, a 1ª ou a 2ª vice-presidência, a 2ª, a 3ª ou a 4ª secretaria, segundo o Regimento Interno. Na falta de todos estes, a presidência será ocupada pelo deputado mais votado da nova legislatura, ou ainda, declinando este da prerrogativa, pelo mais idoso dentre os que a tal se disponham. Os deputados Romoaldo Júnior e Mauro Savi atendem às exigências para presidir, mas podem passar a vez.

Leia também:  Thiago Muniz comemora derrubada do IPTU “População não suporta mais aumento de impostos”

Durante a cerimônia ocorre a execução do Hino Nacional e em seguida, o presidente recebe os diplomas e as declarações de bens dos parlamentares. Então, os deputados estarão aptos a declarar o compromisso legal com o povo de Mato Grosso. O presidente faz o seguinte juramento, com a mão direita espalmada sobre o coração: “Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi outorgado pelo povo mato-grossense, guardar a Constituição Federal e a Estadual e servir a minha Pátria, promovendo o bem geral do Estado de Mato Grosso”. Cada Deputado, também com o mesmo gesto solene, declarará: “Assim o prometo”.

Instalada a 18ª Legislatura, o presidente atenderá às solicitações de uso da palavra, pelo protocolo, e ao término, será executado o hino oficial do Estado de Mato Grosso. Ao fim desse processo, os deputados estaduais deixarão o teatro para a realização da eleição da Mesa Diretora (biênio 2015/2016). O voto é secreto e feito por meio de cédula de papel.

Leia também:  Zona Rural é atendida com projeto de dança

Tomam posse no domingo (01/02) os deputados: Mauro Savi (PR), Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Júnior (PMDB), Ondanir Bortolini, Nininho (PR), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Zeca Viana (PDT), Emanuel Pinheiro (PR), Gilmar Fabris (PSD), Wagner Ramos (PR), Guilherme Maluf (PSDB), José Domingos Fraga (PSD), Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), José Eduardo Botelho (PSB), Leonardo Ribeiro Albuquerque (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley de Carvalho (PV), Pery Taborelli (PV), Zé Carlos do Pátio (SD), Saturnino Masson (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.