Doenças cardiovasculares, como o infarto, são líderes em morte no mundo. No Brasil, elas são responsáveis por quase 30% das mortes, sendo os homens os mais afetados.

A principal característica das doenças cardiovasculares – que afetam o coração e as artérias – é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.

Pensando nisso, selecionamos cinco dicas para ajudar a melhorar a sua saúde cardíaca, caso você já tenha tido um ataque cardíaco ou deseja prevenir.

sal na comida1ª Dica: Não exagere no sal

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, as pessoas devem consumir no máximo duas gramas de sal por dia, porém o consumo nacional do brasileiro chega a 12 gramas diários. Vale lembrar a quantidade sal indicada já devem estar inclusos o sal dos alimentos industrializado.

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Reduzir o consumo de sal reduz a pressão arterial e consequentemente diminui os riscos de ter doença cardíaca e derrame.

2ª Dica: Consuma mais cereais integrais

A ingestão de cereais integrais contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Estes cereais ajudam na prevenção da absorção de colesterol e de triglicéridos, que causam doenças cardiovasculares.

De acordo com especialistas, mulheres que consomem entre duas a três porções de cereais integrais por dia reduzem em 30% o risco de doenças do coração em comparação com as que consumiram apenas uma porção.

Frutas_e_verduras_0_03ª Dica: Frutas e verduras são bem-vindas

Apostar numa alimentação rica em frutas e verduras é a chave do sucesso na prevenção de doenças cardiovasculares.

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Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Oxford revelou que pessoas que consomem 8 ou mais porções desses alimentos tem 22% menos chances de morrer por doenças do coração do que aquelas que consumiram de três a menos porções por dia. Para cada porção adicional de frutas ou verduras consumidas por dia, há uma redução de 4% no risco de morrer por doença cardíaca.

A ingestão de frutas e verduras aumenta a ingestão de potássio que contribui para a redução da pressão arterial.

4ª Dica: Não seja sedentário

Fazer exercícios regularmente, de preferência ao ar livre, a prática de atividade física ajuda a reduzir os riscos de infarto e diversas outras doenças, como diabetes, hipertensão e sobrepeso. Ainda ajuda no aumento do bom colesterol (HDL), sensação de bem estar, etc.

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medico paciente5ª Dica: Vá ao médico

Consultar um médico regularmente é a melhor forma de prevenir de doenças cardíacas. A recomendação não é só para quem tem histórico de casos na família. Realizar exames de rotina é necessário para analisar os níveis açúcar e colesterol no organismo.

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