Agora MT Esportes Dia do Treinador de Futebol | Profissionais têm papel importante na sociedade
FUTEBOL

Dia do Treinador de Futebol | Profissionais têm papel importante na sociedade

Fonte: Por Andréia Oliveira
VIA

Nesta segunda-feira, 14 de janeiro, é comemorado o ‘Dia do Treinador de Futebol’. Um dos personagens mais importantes do esporte, é aquele que trabalha quase sempre sobre pressão, principalmente pelos torcedores que cobram dele o melhor desempenho possível. Derrotas ou vitórias seguidas da equipe normalmente são justificadas pela sua qualidade de trabalho. Eles tem um papel importante, pois além de ser a ‘chave’ para a descoberta de talentos, fazem ainda um trabalho social evitando que crianças fiquem nas ruas.

Este profissional é um verdadeiro “professor” às margem do gramado, mostrando sempre os caminhos certos para seus atletas em campo. Muitos ex-jogadores, quando se aposentam, buscam esta profissão para não ficar longe dos gramados.

Alunos treinando - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Alunos treinando – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Na maioria das vezes, o treinador de futebol é formado em Educação Física e é responsável pela coordenação e atividades de uma equipe. Como é o caso do treinador do Rondonópolis Esporte Clube (REC), Douglas Brito. Ele jogou na equipe profissional por um período e a cinco anos atua como treinador. A decisão de abandonar o profissional e seguir carreira como treinador surgiu após se formar em Educação Física. Além de treinador, Douglas trabalha como Personal Trainer em uma academia da cidade.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por alguns treinados são os calendários. “O calendário dos campeonatos não traz segurança para o profissional” diz Douglas. E é justamente por isso que mantém outro emprego como Personal.

Entre os conhecimentos exigidos, o treinador precisa ter visão tática, além de conhecimento em estratégia. “Ao ver os alunos, identificamos o desenvolvimento em campo para analisar e promover um profissional de nível nacional” pontua Douglas.

Erevaldo LuizErevaldo Luiz de Carvalho (foto ao lado) se aposentou como caminhoneiro e decidiu realizar o sonho de ser treinador. Há 12 anos treina alunos e desenvolve sua paixão em campo. Erevaldo dá aula na ‘Escolinha de Futebol da Vila Operária’, atualmente para 80 alunos entre 6 e 15 anos de idade.

O técnico desenvolve um trabalho social, dando oportunidades para as crianças saírem das ruas. “Quando as crianças estão treinando, tem a oportunidade de ocupar a mente e isso evita que se envolvam com coisas erradas” explica o técnico.

Para participar dos treinos os alunos devem ter boas notas e bom comportamento na Escola. “Nós acompanhamos o desenvolvimento dos alunos na escola junto a direção. Tanto que para fazer a carteirinha da ‘escola de futebol’ nós precisamos da assinatura da direção da escola” explica Erivaldo.

Geovane Batista sonah em ser um profissional - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Geovane Batista sonha em ser um profissional – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Geovane Batista de Souza, 11 anos, treina na Escolinha há cinco anos, e diz sonhar com um time profissional. “Quero conquistar títulos e ir para um time profissional” diz o aluno.

Já o pequeno Danilo Queiroz de Souza, 11 anos, ressalta a importância de praticar esporte. “É muito bom para saúde e eu melhorei na escola também” finaliza Danilo.

Relacionadas

União realiza amistoso com entrada gratuita neste sábado (20)

O União Rondonópolis irá realizar neste sábado (20), às 16 horas, no estádio Luthero Lopes, um amistoso contra o Novo REC. A partida terá...

Trio é detido após invadir loja e furtar bicicletas elétricas em Rondonópolis

Dois jovens de 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido pela Polícia Militar (PM) pelo crime de furto, na...

Motociclista fica ferido após bater na traseira de caminhonete na MT-270

Um jovem de 26 anos ficou ferido após um acidente envolvendo uma moto Honda Titan e uma caminhonete F4000 na noite desta sexta-feira (19),...

Após problema de superlotação no PA Infantil não ser resolvido, vereador apresenta requerimento e cogita abertura de CEI

Durante Sessão Ordinária nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Gerson Moreira (MDB) apresentou um requerimento para que a secretária de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas