Foto: reprodução
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS / reprodução

Whatsapp, um aplicativo de smarthphones, tem se tornado a maior mania nacional, e uma dor de cabeça quando usado de forma excessiva. Whatsapp tem muito a oferecer em rapidez, facilidade e até praticidade. Mas qual é o problema? Como ele está afetando a vida da família? Quais são as desvantagens?

O maior problema está no tempo em que a criança ou adolescente passa utilizando o celular. Esse problema piora, quando eles deixam de se alimentar, dormir, praticar esportes ou simplesmente deixam de se relacionar com a família, para ficar enviando as mensagens, postando áudios e vídeos.

A vida familiar tem sido muito afetada, pois os filhos perdem a prática do diálogo com os pais desgastando os vínculos e diminuindo a cumplicidade entre eles. As maiores desvantagens podem estar relacionadas: alta exposição de fotos e vídeos; baixo rendimento escolar; embotamento afetivo para com os familiares; afastamento de amizades reais; alterações de humor; e até LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Ter uma rotina é primordial para o bom desenvolvimento biopsicossocial de uma criança e/ou adolescente. Para evitar que eles fiquem o tempo todo no celular, os pais devem ter uma postura firme e impor limites de uso. Ao retirar ou desligar o celular, seus filhos podem ficar irritados, chorosos, resistentes a devolver e até agressivos.

Para fugir desse desgaste, muitos acabam cedendo e devolvendo o celular o que piora a situação. Quando for observado que o uso abusivo representa um risco à saúde, seria ideal procurar um profissional para fazer uma avaliação.

CURRÍCULO

Katherine Rabelo de Moura – sócia-Proprietária da ALFA – Consultoria em Gestão de Pessoas faz Pós-Graduação MBA na IBG. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso que atende adolescentes, jovens e adultos em seu consultório particular.

PROPOSTA DO BLOG

Publicar textos sobre psicoterapia e comportamento, abordando temas atuais. Comentar os principais acontecimentos do momento, utilizando uma linguagem clara e acessível com o objetivo de alcançar o público em geral. Responder perguntas enviadas pelos internautas, considerando a possibilidade de dúvidas mais frequentes tornarem-se um tema.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.