Padre Gunther Lendbradl - Foto: Ricardo Costa / AGORA MT
Padre Gunther Lendbradl – Foto: Ricardo Costa / AGORA MT

Os católicos celebram nesta quarta-feira (18), a abertura da Quaresma, período de 40 dias de jejum e penitência que precedem a Páscoa. Em Rondonópolis, o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2015 será marcado pela celebração da missa da Quarta-feira de Cinzas, às 19h na Catedral da Santa Cruz. A Quaresma encerra com a Sexta-Feira Santa, em 3 de abril.

De acordo com o padre Gunther Lendbradl, a tradicional Missa de Cinzas será celebrada também nas paróquias. Para o pároco, este é um momento de reflexão. “Este é um tempo dos cristãos se voltarem a Deus, realizando uma avaliação da sua fé, se dedicando à oração e penitência e reforçando a caminhada”, destacou.

O padre ainda disse que neste período da Quaresma, a Igreja Católica propõe, três atitudes aos fiéis: a oração, o jejum e a esmola.

Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade: igreja e sociedade”, e o lema “Eu vim para servir”. O principal objetivo é aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade.

De acordo com o padre Gunther, durante a campanha, serão realizados seis encontros dos grupos com as famílias para estudar o ‘caderno’ da Fraternidade.

No dia 22 de março será realizada a Romaria dos Mártires, a data foi escolhida em menção a Dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo assassinado no dia 24 de março de 1980. O local de partida da Romaria e da celebração da missa, ainda não foram definidos.

Entre os dias 23 a 26 de março haverá o retiro dos padres em Fátima de São Lourenço, uma tradição dos párocos.

Quanto ao jejum, o padre explicou que a Igreja convida os fiéis a realizar a abstinência apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Nos demais dias, é uma escolha de cada fiel.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.