Foto: reprodução
Foto: reprodução

Ser chamado para uma entrevista de emprego após ter enviado um currículo em um processo seletivo pode dar a sensação que a batalha está ganha, mas antes de conquistar o cargo disponível é interessante se preparar um pouco mais para se sair bem na seleção.

Segue algumas dicas úteis para o momento da entrevista:

Primeiramente procure conhecer um pouco mais da empresa que está contratando e qual o perfil desejado para o cargo, para essa etapa é válido buscar informações na internet, conhecidos que trabalham ou prestam serviço na empresa. Essas informações vão te ajudar a evitar algumas perguntas desnecessárias durante a entrevista tipo, qual a jornada de trabalho, local de trabalho, entre outras.

É cada vez mais comum os recrutadores utilizarem como técnica para entrevista o modelo de seleção por competências, que consiste em buscar no passado experiências que comprovem as habilidades necessárias para o cargo em questão. Para isso tenha em mente algumas situações que possam explicar as habilidades e conhecimentos que foram descritas no currículo.
Caso não possua necessariamente experiência profissional, pode ser utilizada situações de trabalhos voluntários, lugares que tenha exercido algum tipo de responsabilidade, liderança ou negociação (grupos de igreja, organização de eventos escolares).

Caso seja questionado o porquê gostaria de trabalhar na empresa, esqueça questões pessoais como: ajudar a minha família, ter minha independência financeira, etc. Isso não resolve o problema da empresa, que está procurando alguém que dê resultados para o seu negócio, concentre-se em como você poderá contribuir para o sucesso da empresa.

Seja honesto na entrevista, é corriqueiro candidatos supervalorizarem algumas características benéficas e ocultarem algumas que possam aparentar algo negativo. É comum encontrar lacunas de tempo em currículos, isso pode chamar a atenção do entrevistador, se cometeu erros em sua trajetória profissional, mostre que isso gerou aprendizado e que o mesmo não vai ser repetido.

Vista-se adequadamente ao perfil da empresa e da vaga que pretende ocupar, pesquise como é o uniforme ou o que os funcionários costumam usar para trabalhar, mas acima de tudo procure algo que você se sinta bem.

Caso não tenha sucesso, não desanime. Se for possível peça um feedback para a empresa, porém sabemos que é raro obter um retorno, então faça uma análise sincera do seu desempenho e procure o que pode ter saído errado e melhore em uma outra oportunidade, sempre podemos tirar algum aprendizado de uma experiência negativa.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.