Foto: assessoria
Foto: assessoria

Identificar quais são suas necessidades financeiras, ou seja, praticar o autoconhecimento, para então chegar ao tão sonhado equilíbrio financeiro. Parece simples, mas para que isso se torne realidade é necessário uma série de escolhas, que vão desde o consumo eficiente, a economia de gastos, até a escolha de investimentos que mais se adequam a sua necessidade.

Estes e outros conceitos foram abordados na palestra sobre planejamento financeiro e investimentos, promovida pela Unicred Mato Grosso, na última terça-feira (24.02), em Rondonópolis. Na oportunidade, o palestrante da noite, diretor Financeiro da Unicred Mato Grosso, João Paulo Fortunato, falou também sobre consumo racional e emocional, mercado financeiro, bolsa de valores, renda fixa e variável, previdência privada, entre outros.

Um dos pontos mais discutidos na palestra, os investimentos, sofrem o chamado “efeito do tempo” e, para isso, Fortunato exemplificou diversas situações, como a compra de um carro ou de uma casa. “O objetivo é ensinar a fazer contas, balancear um patrimônio e evitar a concentração em investimentos, sejam quais forem. Por isso a diversificação se faz necessária. Quanto maior a diversificação, menor o risco de uma alocação de investimentos”, destacou o palestrante.

Leia também:  Confira as vagas de emprego desta segunda (12/06/17) em Rondonópolis

Prestes a expandir seu patrimônio, a biomédica cooperada da Unicred, Leni de Freitas, viu na palestra uma possibilidade de adquirir mais conhecimento sobre uma área que, em sua opinião, o profissional da saúde deixa de lado. “Eu achei a palestra excelente, pois me deu uma noção muito maior de investimentos, que é uma área que eu não tenho domínio. Só tenho a agradecer à Unicred pela oportunidade e pelo ótimo relacionamento que ela mantém com seus cooperados”, disse a profissional que fez questão de levar também quatro colaboradores de seu laboratório de análises clínicas.

Também bastante satisfeito e com um domínio maior do assunto, o médico otorrinolaringologista André Aguiar, acredita que a palestra ampliou ainda mais sua área de conhecimento. “Acho que a lição maior que eu tirei do evento é que o planejamento financeiro deve ser feito de forma ordenada. E particularmente, todos os eventos que tem essa temática, possuem minha maior atenção, pois é uma área que eu gosto muito”, ressaltou o médico.

Leia também:  Justiça suspende decreto que aumentou preço dos combustíveis

Ao longo do ano, a Unicred Mato Grosso pretende levar a palestra a outras cidades mato-grossenses. Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso.

POUPAR É PRECISO!

João Paulo Fortunato chama a atenção para importância de economizar, como forma de se prevenir e conquistar novas aquisições a longo prazo. Confira a lista de razões para se economizar, elaborada pelo profissional

• Criar uma reserva financeira para situações de emergência
• Obter um consumo melhor no futuro
• Realizar grandes aquisições financeiras
• Preservar o poder de compra

O palestrante, João Paulo Fortunato, é diretor Financeiro da Unicred/MT, contador, possui experiência de 18 anos no mercado financeiro, com foco nas áreas em investimentos e crédito. Além disso, possui especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito (UFMT), pós-graduado em Finanças e Controladoria (UNIC) e também pós-graduado em Gestão de Ativos Financeiros (FGV-SP).

O QUE É A UNICRED MATO GROSSO

Leia também:  Rondonópolis | Indústria é o setor que mais gerou empregos em maio

A UNICRED Mato Grosso, Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso, é uma sociedade de pessoas, destinada a proporcionar, pela mutualidade, assessoria financeira aos profissionais da saúde e empresários de Mato Grosso. Fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, oferece juros e tarifas diferenciadas das praticadas no mercado e que não gerarão lucro para acionistas de instituições financeiras, mas sim reversão de sobras para o próprio cooperado, proporcional às suas operações.

Autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, a Unicred Mato Grosso tem como principal objetivo propiciar crédito e prestar serviços de qualidade e vantajosos para seus cooperados. Com isso, contribui para o desenvolvimento social e profissional.

FORÇA FINANCEIRA – A Unicred MT,fechou 2014 com mais de 9,8 mil cooperados, com sua sede em Cuiabá, além de mais duas agências. No interior do estado, está presente nas cidades de Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e também em Tangará da Serra.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.