Foto: Assessoria
A UTC necessita manter o estoque de sangue O- sempre em dia – Foto: Assessoria

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Jaciara (UCT) convoca aos moradores de Jaciara e do Vale do São Lourenço para que doem Sangue tipo O negativo (o-), o qual é mais raro e é o principal para atender pacientes em estado de urgência/emergência por ser universal. O banco de sangue do município está anexo ao Cias, ao lado do Hospital Municipal de Jaciara, as doações podem ser feitas até sexta-feira (27.02).

De acordo com a bioquímica responsável pelo UCT, Laura Thalita de Araújo Gaklik, a grande necessidade de manter o estoque de sangue O- (Universal) sempre em dia. “O paciente ao chegar na unidade de saúde em estado grave com perda de sangue, para dar agilidade ao atendimento, é utilizado o sangue universal, como próprio nome já diz, pode ser utilizado para substituir qualquer outro tipo, explica a bioquímica.

Leia também:  Prefeitura de Nova Bandeirantes (MT) abre processo seletivo com 102 vagas

O cidadão ao doar sangue além de contribuir para salvar outras vidas é beneficiado com exames de HIV. Hepatites B e C, sífilis e doença de chagas. Com a carteira de doador o cidadão também tem desconto em cinemas, tem isenção em concursos, entre outras vantagens.

“Para doar é bem simples, basta comparecer na sede do UCT portando o documento de identidade (RG), ter idade entre 18 e 67 anos. Quem tem idade entre 16 e 17 anos também poderá doar desde que esteja acompanhado pelos pais ou responsável”, frisa.

Para o secretário municipal de Saúde, Edinaldo Fernando de Souza, é muito importante a contribuição da população de todo o Vale para manter o estoque do banco de sangue do UCT Jaciara. “Nunca sabemos quando vamos precisar, com este gesto simples ajudamos a salvar muitas vidas. No HMJ são atendidas constantemente vítimas de acidentes da BR 364, mais um motivo para mantermos um estoque considerável”, finaliza Edinaldo.

Leia também:  Itiquira | MPE realiza solenidade de encerramento do Projeto João Cidadão nesta terça-feira
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.