No último mês, Mato Grosso exportou 32,3 mil toneladas de pluma de algodão para os destinos rotineiros, como a Indonésia, a China e a Coreia do Sul encabeçando o ranking. As informações foram divulgadas pela Instituição Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Conforme os dados, mesmo registrando queda de 50% ante o valor embarcado em dezembro, o saldo pode ser considerado positivo, uma vez que o volume exportado fez com que janeiro de 2015 se tornasse o terceiro melhor mês de janeiro na história para o Estado.

Os economistas do Instituto acreditam que essa queda não surpreende, já que quase 86% dos embarques totais esperados para a safra 2013/14 foram realizados entre julho e dezembro de 2014, e a quantidade de pluma em qualidade suficiente para atender o mercado externo já está consideravelmente escassa.

Leia também:  MPT consegue liminar contra Energisa e pede indenização de R$ 5 milhões

“O quadro daqui em diante deve ser de quedas mensais até o mês de agosto, quando a produção da safra 2014/15 estiver disponibilizada para novos embarques, reaquecendo as movimentações para o mercado externo” concluem os economistas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.