Agora MT Esportes Atletismo Meta olímpica de limpeza da Baía de Guanabara deve ser cumprida em...
ATLETISMO

Meta olímpica de limpeza da Baía de Guanabara deve ser cumprida em 2026

Da redação com Uol esporte
VIA

A promessa de despoluição da Baía de Guanabara para a Olimpíada de 2016 deve ser cumprida somente em 2026. Essa, pelo menos, é a previsão feita por pesquisadores da Coppe-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) que dedicaram-se a acompanhar o trabalho de limpeza do espaço.

Os pesquisadores verificaram que as ações de despoluição implementadas até hoje não surtiram resultado. Por isso, a baía não estará limpa conforme o prometido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 2008, quando a capital fluminense ainda era candidata à sede da Olimpíada. O fato, porém, não deve prejudicar as competições olímpica de vela, que acontecerão na baía.

“Há um consenso de que a Baía de Guanabara poderá, sim, abrigar as competições, mas o problema é que, no dossiê de candidatura do Rio a cidade-sede dos Jogos Olímpicos, foi prometido que ela estaria limpa para os jogos. Isso, com certeza, não vai ser atingido para 2016”, disse Rogério Valle, da Coppe-UFRJ, durante um seminário realizado na terça-feira discutir a situação da baía e os Jogos Olímpicos.

No dossiê de candidatura da Olimpíada, o Estado comprometeu-se a coletar e tratar 80% do esgoto que é despejado na baía. No mês passado, o próprio secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, havia afirmado que a meta não seria cumprida. Dias depois, porém, Corrêa foi desmentido por outros membros do governo, que ratificaram que a promessa de tratamento de esgoto seria cumprida.

Valle ratificou que a despoluição prometida é impossível até 2016. Mais do que isso: ele e outros pesquisadores sugerem que o Rio de Janeiro estabeleça um nova meta de despoluição da Baía de Guanabara. Para eles, a despoluição deveria ser planejada para 2026, ou seja, dez anos após a realização da Olimpíada na capital fluminense.

O pesquisador citou o exemplo de Sidney, que também não conseguiu despoluir sua baía a tempo dos Jogos, mas iniciou um programa de despoluição. Depois de dez anos, isso surtiu efeito.

No caso do Rio, Valle disse que é preciso haver determinação política de criar um plano que, no período de dez anos, recupere a baía. “Nesses termos, nós poderemos falar que os Jogos Olímpicos terão deixado um legado importante para a cidade e o Estado”, afirmou.

Para Valle, o saneamento constitui parcela muito grande do problema de poluição da Baía de Guanabara. Reflete a situação urbana e social das pessoas que vivem no entorno da região. “No dia em que resolvermos todos os problemas sociais e urbanísticos do entorno da baía, teremos resolvido o problema.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas