Agora MT Mundo Obama pede apoio do Congresso para combater jihadistas do Estado Islâmico
MUNDO

Obama pede apoio do Congresso para combater jihadistas do Estado Islâmico

Os Estados Unidos lideram desde setembro uma coligação internacional de combate aos jihadistas do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria

Da Redação com Agência Brasil
VIA

O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ontem (11) apoio do Congresso dos Estados Unidos no combate ao grupo Estado Islâmico, em uma declaração que não estabelece limites geográficos, nem abrange operações terrestres, e que deverá servir de base legal à ofensiva em curso.

A aprovação, pelas duas câmaras legislativas, do texto proposto por Obama – equivalente a uma declaração de guerra ao grupo extremista presente no Norte do Iraque e da Síria -, dará base legal e legitimidade política ao presidente.

Até agora, a operação contra o Estado Islâmico tem como base legal apenas uma “autorização para o uso de força militar”, datada de 2001. Intensas negociações, nas últimas semanas, com membros do Congresso, conduziram à introdução de algumas limitações ao destacamento de tropas para combater os jihadistas.

O texto não autoriza o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos em operações ofensivas de combate terrestre duradouras, o que não exclui manobras desse tipo pelas forças especiais, mas deixa de fora uma invasão por terra ou uma missão de imposição de paz.

O texto determina que a autorização termine três anos após a data de promulgação da resolução, período durante o qual o governo deve prestar contas ao Congresso, a cada seis meses.

Os Estados Unidos lideram desde setembro uma coligação internacional de combate aos jihadistas do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas