Agora MT Esportes Atletismo Olimpíadas 2024: ex-presidente da Ferrari comandará campanha de Roma
ATLETISMO

Olimpíadas 2024: ex-presidente da Ferrari comandará campanha de Roma

Da redação com Globo Esporte
VIA

Afastado da presidência da Ferrari desde outubro do ano passado, Luca di Montezemolo já tem um novo papel para desempenhar no mundo esportivo. O italiano de 67 anos vai presidir o comitê da candidatura de Roma para sede dos Jogos Olimpícos de 2024. O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Nacional da Itália (Coni), Giovanni Malagò.

– Eu acredito que não há ninguém na Itália com mais popularidade no exterior do que Montezemolo. Ele foi a nossa primeira escolha – afirmou Malagò.

Após deixar a presidência da Ferrari, Montezemolo passou a ocupar o comando do conselho administrativo da companhia aérea italiana Alitália. Após o anúncio de que comandará a candidatura de Roma para o principal evento poliesportivo do planeta, o ex-dirigente se mostrou empolgado e confiante com a nova missão.

– Eu vou me dedicar com grande entusiasmo. Este é um desafio que será vencido com inovação e criatividade – disse.

Braço direito do fundador da escuderia italiana, Enzo Ferrari, falecido em 1988, Montezemolo esteve no comando da equipe por 23 anos. Neste período, viu o time de Maranello voltar a ter destaque na Fórmula 1, com os cinco títulos consecutivos do alemão Michael Schumacher, entre 2000 e 2004. No entanto, a falta de competitividade da escuderia nos últimos anos foi determinante para sua saída, deixando o caminho livre para que o diretor-executivo da Fiat, Sergio Marchionne, assumisse a presidência.

Montezemolo também liderou a comissão organizadora da Itália para a Copa do Mundo de 1990, que foi realizada em 12 cidades do país europeu. Ele e Malagò viajam nesta quarta-feira para uma reunião com o presidente do Comitê Olimpíco Internacional (COI), Thomas Bach. As cidades interessadas têm até o dia 15 de setembro deste ano para formalizar a candidatura. A escolha da sede dos Jogos de 2024 será feita em 2017. Entre as possíveis concorrentes de Roma, estão Paris (França), Boston (EUA), Hamburgo ou Berlim (Alemanha) e uma cidade da África do Sul.

Roma foi sede dos Jogos de 1960 e perdeu na última rodada da eleição para receber a edição de 2004, que acabou sendo realizada em Atenas, na Grécia. Por falta de apoio do governo, a capital italiana foi forçada a se retirar da campanha para 2020, que foi vencida por Tóquio (Japão).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas