De segunda-feira (23) a quarta-feira (25) os participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Mato Grosso se reúnem no seminário “Experiências Alfabetizadoras em Linguagem & Matemática”, no hotel fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. “O encontro sai da dinâmica dos cursos de formação ocorridos ao longo ano, embora mantenha com eles estreita relação”, explica a coordenadora geral do Pacto em Mato Grosso, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis, Cancionila Janzkovski Cardoso.

Ela diz ainda que o “título do evento reflete o esforço da Equipe Gestora, dos Formadores da UFMT, dos Orientadores de Estudo, dos Coordenadores Locais e dos Alfabetizadores mato-grossenses em promover um diálogo fecundo entre duas importantes disciplinas, historicamente trabalhadas em separado”.

Leia também:  Exportação de carne bovina aumenta e MT atinge novo recorde

O seminário marca o encerramento das atividades realizadas em 2014 com a divulgação das experiências exitosas de alfabetização e uma avaliação das ações desenvolvidas, com vistas ao seu redimensionamento para a continuidade do Programa de Formação.

“Este encontro oportuniza o diálogo entre os atores do PACTO, que trabalharam em cursos de formação de professores durante todo o ano de 2014, com uma estrutura que abrangeu 28 (vinte e oito) Professores Formadores ligados à UFMT, 317 (trezentos e dezessete) Orientadores de Estudo, oriundos das redes estadual e municipais de ensino, 142 (cento e quarenta e dois) Coordenadores Locais e 6.591 Professores Alfabetizadores” ressalta  Cancionila Cardoso.

Durante o evento também será lançada a Coletânea “Histórias, Experiências e Reflexões: Pacto pela alfabetização em Mato Grosso (2013)”, composta pelos primeiros três volumes da Coleção “PNAIC de Mato Grosso: memórias de alfabetização”. Esta coletânea traz artigos e resumos expandidos que contam um pouco da trajetória do Pacto em seu primeiro ano.

Leia também:  Servidores da Mata Grande e do estado fazem paralisação por não cumprimento de promessas de Taques

A realização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no estado de Mato Grosso, atualmente, está sob a Coordenação Geral professora Cancionila Janzkovski Cardoso e Coordenação Adjunta dasprofessoras Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues e Cecília Fukiko Kamei Kimura, todas do Campus Universitário de Rondonópolis.

O Pacto é uma iniciativa do Ministério da Educação para todo o Brasil. Em Mato Grosso conta com a parceria da UFMT, e das Secretaria de Estado e Secretarias Municipais de Educação, que  aderiram ao compromisso proposto pelo governo federal em 2013 de alfabetizar toda criança até os 8 anos de idade, investindo na formação dos alfabetizadores e no aprimoramento da infraestrutura escolar.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.