Com 49 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reeleito na tarde deste domingo (1º) presidente do Senado Federal pelos próximos dois anos.

Essa será a quarta vez que o parlamentar vai assumir o cargo de presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional.

Calheiros disputou o comando da casa com o companheiro de partido Luiz Henrique (PMDB-SC), que recebeu 31 votos. Um senador votou nulo.

A votação foi realizada em cédulas de papel por maioria simples — metade dos votos mais um. A sessão foi presidida pelo primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC). Calheiros tinha o apoio do seu partido e da base aliada do governo. Luiz Henrique contou com o apoio da oposição.

Leia também:  Programa ‘Água para todos’ beneficiará mais de 600 famílias em Rondonópolis

Em seu discurso, Calheiros agradeceu o apoio do PMDB, do seu Estado Alagoas, e dos senadores que votaram nele. O presidente disse que vai continuar tomando decisões de forma coletiva, “buscando o consenso até o limite”.

— Serei presidente de todos senadores como demonstrado nos últimos anos. Desejo renovar meu firme compromisso pela autonomia e independência do Senado Federal. Por sua modernização, transparência e pela coletivização das decisões dessa direção.

Calheiros destacou os avanços alcançados pela Casa com a reforma administrativa. O parlamentar defendeu a reforma política e disse que o tema será prioridade em sua gestão.

— Há muito a se fazer. Outros temas de considerável magnitude sobre os quais temos responsabilidades nos são cobrados. Refiro novamente a reforma política, pela qual me empenharei pessoalmente.

Leia também:  Presidente da Câmara de Rondonópolis participa de Sessão Especial em Itiquira

Após a manifestação de líderes, o presidente decidiu marcar para a próxima terça-feira (3) a eleição dos outros cargos da Mesa Diretora – duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.