anticoncepcionalMuitas vezes estamos de malas prontas para uma viagem, outras, temos um casamento marcado, e nos damos conta de que a menstruação vai conciliar com alguma dessas datas. Imediatamente buscamos uma saída para evitar que isso ocorra, porque o fluxo pode atrapalhar nossas atividades.

Para quem toma pílula, a saída acaba sendo emendar as cartelas do anticoncepcional, sem dar a pausa para o sangramento. Mas será que faz mal? Existe alguma contraindicação? A médica ginecologista e obstetra Dra. Christiane Curci Régis explica quais são os efeitos dessa prática.

Faz mal emendar a pílula?

Foto: THINKSTOCK
Sempre que vamos emendar cartelas do anticoncepcional surgem diversas dúvidas que nos preocupam – Foto: THINKSTOCK

Segundo a médica, podemos pular a pausa sem problemas. “Quando tomamos a pílula, fisiologicamente já não estamos menstruando, estamos sangrando. Isso porque não estamos ovulando. A pausa é só para simular um ciclo, é só sangrar”, afirma.

Leia também:  Um hábito noturno aumentaria o risco de câncer de mama

“Já existem pílulas hoje no mercado com 28 dias. Elas são sem pausa para você usar continuamente e não sangrar”, exemplifica a Dra. Christiane.

Faz efeito imediatamente?

Quando optamos por emendar as cartelas, nos preocupamos se não vai haver um escape, ou algum outro sangramento até a segunda cartela fazer efeito. Mas a ginecologista explica que depende de como cada uma toma o remédio. Se não se esquecer de tomar nenhum dia, mantiver o mesmo horário que já se está acostumada e não mudar nada na rotina tem efeito imediato.

Aumenta o fluxo?

Outra preocupação é se vamos menstruar um pouco mais no próximo mês, para “compensar” o que deixamos de menstruar. Porém, Christiane afirma que não muda o fluxo do mês seguinte. “É o contrário, não vai aumentar. Isso não existe”.

Leia também:  Estar de bom humor turbina o poder da vacina da gripe

A ginecologista até dá um exemplo de como a pílula pode ajudar a reduzir o fluxo, e não aumentar. “É muito comum a paciente relatar que tomou a pílula por vários anos e de repente quando para nem sangra mais. É normal, a paciente vai usando o medicamento e o endométrio vai ficando tão fino que não sangra mais”, pontua.

tpm cólicaEmendar pílula reduz TPM?

Já que não menstruamos quando pulamos a pausa, pensamos que a TPM pode ser abafada e isso realmente acontece. “Melhora os efeitos da TPM. Se você está tomando a pílula, teoricamente você já está controlando a TPM”.

“A gente também usa a pílula para o controle de TPM, mas precisa ter certeza se essa pílula está correta, se é boa e se esta servindo pra você. De uma maneira geral não há problema nenhum”.

Leia também:  Jack Johnson fará dois shows no Brasil em novembro
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.