A Raízen, uma joint venture entre a Shell e a Cosan, inaugura em Rondonópolis no próximo dia 18 de março o seu 1º terminal de armazenagem e distribuição de combustíveis, construído junto à América Latina Logística – ALL. A confirmação da data de inauguração do terminal, que gerará 200 empregos, entre diretos e indiretos, foi feita, na tarde desta quarta-feira (10), durante reunião realizada no Palácio da Cidadania entre o prefeito Percival Muniz e diretores da companhia.

“Com grande alegria, recebemos hoje os diretores da Raízen  para falarmos sobre a inauguração do nosso primeiro terminal de distribuição e armazenamento de combustíveis. Rondonópolis vai se tornar um grande centro distribuidor de combustível, um dos maiores do País. Vai ser muito bom, pois vai gerar novas oportunidades de empregos e divisas para o município, com incremento na geração de impostos”, destacou o prefeito.

O investimento da Raízen, que foi de R$ 60 milhões, e além da geração de empregos, vai  contribuir para gerar divisas, com aumento de ICMS e ISS. A companhia estima que movimentará 1 bilhão de litros de combustível por ano a partir do terminal que será inaugurado no próximo mês.

“Com a operação do terminal, a intenção é chegar com diesel e gasolina oriundos de Paulínia, interior de São Paulo, e retornar com biodiesel e etanol produzidos na região”, disse o gerente de Novos Negócios da Raízen, Luis Filipe Saraiva, que estava acompanhado dos gerentes de Relações Governamentais e de Gestão e Remedicação Ambiental, Luiz Ricardo Santiago e Luiz Gustavo Barbosa, respectivamente.

Os 60 milhões investidos no terminal de Rondonópolis da Raízen, que foi criada em 2011, representa a metade dos investimentos em novas infraestruturas e logísticas, ou seja, R$ 120 milhões, feitos pela companhia na região Centro Oeste, que tem recebido uma atenção especial no seu plano de negócios.

“O Centro Oeste tem o mercado de combustíveis crescente, além de ser um importante polo de produção de combustíveis. Por isso, por meio destes investimentos, estamos aproximando dois grandes mercados produtores: Sudeste produzindo derivados de petróleo e o Centro-Oeste produzindo biocombustíveis”, disse Luiz Filipe.

Base de Distribuição

A implantação deste terminal fará com que Rondonópolis se torne base de distribuição de combustíveis para Mato Grosso e parte da região Norte do Brasil. Já que dois outros grupos, a Petrobras e Ipiranga, também estão investindo na construção de distribuidora de combustíveis junto no terminal ferroviário da cidade.

Com isso, estima-se que estarão sendo distribuídos anualmente, a partir do município, 2,5 bilhões de litros de combustíveis. Sendo que 1 bilhão de litros pela Petrobras e outros 500 mil da Ipiranga.

O gerente de Relações Governamentais, Luiz Ricardo Santiago, agradeceu o apoio recebido pela prefeitura de Rondonópolis no processo de construção. “Só temos a agradecer o importante apoio dado, todas as licenças solicitadas foram analisadas e liberadas de forma bem ágil, sem burocracia”, disse, acrescentando que ficou impressionado, sendo uma das melhores cidades  com que já se relacionou.

A reunião do prefeito com diretores da Raízen contou, também, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Habitação e Urbanismo, Stefânia Pasqualoto e Roberto Carlos Carvalho, respectivamente, além de técnicos das duas secretarias e, também, da Receita.

Sobre Raízen

A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários.

Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

Advertisements
Leia também:  Banhistas encontram corpo em meio a pedras na Cachoeira do Escondidinho

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.