O uso de drogas ilícitas e estimulantes, popularmente chamados de ‘rebites’, ainda é comum entre os motoristas profissionais que trafegam pela BR-163, em Mato Grosso. É o que aponta um levantamento feito pela Concessionária Rota do Oeste (empresa da Odebrecht TransPort, é responsável pela duplicação da BR-163) nos meses de setembro e dezembro do ano passado. Um em cada cinco caminhoneiros ouvidos pelos pesquisadores declarou que faz ou já fez uso de entorpecentes.

Foram ouvidos 1209 profissionais ouvidos nas duas edições do programa que responderam a um questionário elaborado pela empresa. Destes, cerca de 20% (222) afirmaram que já consumiram algum tipo de droga ilícita ou medicamentos sem prescrição médica.

De acordo com o relatório, o consumo de álcool e tabaco, as drogas legalizadas, também é alto entre os caminhoneiros: 26% (293) afirmaram que bebem e 22% (234) são fumantes, 10 pontos a mais que a média nacional de acordo com estudo do Ministério da Saúde, de 2013, que foi de 11,3%. Estes números influenciam diretamente outros indicadores pesquisados pela Concessionária: 27% dos caminhoneiros apresentaram sonolência diurna e 30% deles relataram que já se envolveram em acidentes nas rodovias.

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Caminhoneiro há quase 10 anos, A. H. F. admite que já consumiu “rebites” para agilizar a entrega de mercadoria. “Tomava Nobezio uma vez por semana. Trabalhava com carregamento de carne e, como é produto perecível, a pressão para que a entrega fosse rápida era muito grande”, comentou.

Ele relata que, com a substância, conseguia ficar quase um dia inteiro acordado, mas os efeitos colaterais eram devastadores. “No início da outra noite o cansaço era impossível de controlar. Tinha muita ardência e vermelhidão nos olhos. Por sorte não me envolvi em nenhum acidente”, disse.

O Nobezio, ao lado do Desobezi, é o estimulante mais recorrente informado pelos caminhoneiros ouvidos pela Concessionária.

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Para a especialista em psiquiatria, Maria Helena Bragança, os danos do medicamento vão além do cansaço extremo. “O aumento da frequência cardíaca e ansiedade são pontos de alerta. Em relação à dependência, a retirada repentina da substância aumenta os riscos de uma parada cardíaca, além de depressão profunda, podendo levar ao suicídio. Quadros de psicose, com pensamentos destrutivos e de perseguição, também são recorrentes”, comentou.

Mais Rigor
Como forma de mitigar o uso de drogas entre os caminhoneiros, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que torna obrigatória a realização de exames toxicológicos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C, D e E. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o exame tem o objetivo de identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista numa janela de 90 dias e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas.

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A resolução 460 foi publicada em 2013, mas está em vigor desde setembro de 2014, com prazo para a exigência do exame toxicológico encerrando-se em abril deste ano, previsto na resolução 570/2015. A publicação levou em conta estudos da PRF nas rodovias brasileiras, indicando que as principais ocorrências de acidente envolvendo veículos pesados acontecem no período da noite e com condutores suspeitos de terem feito uso de algum tipo de substância psicoativa.

Atualmente, para renovar a CNH dessas categorias são exigidos apenas o exame de aptidão física e mental, e a avaliação psicológica. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está realizando o credenciamento de clínicas autorizadas para realizar os testes toxicológicos.

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