Começa neste sábado em Cuiabá, a primeira etapa do Campeonato Mato-grossense de Jiu-Jitsu, que chega em sua 19ª edição. Os combates começam às 15h, no Palácio das Artes Marciais, anexo a Arena Pantanal, em Cuiabá. A competição é promovida pela Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA) e deve contar com cerca de 500 atletas por fase. Serão quatro tatames com lutas simultâneas.

O estadual foi dividido em quatro etapas, relacionadas por um sistema de ranking. Nelas, os lutadores somam pontos a cada luta e resultados. Somente após o término da última fase são contabilizados os pontos de cada desportista e definidos os campeões.

– Esse novo modelo começou a ser implantado no ano passado. Antes nós tínhamos cerca de 400 campeões estaduais por ano. Em cada etapa novos atletas subiam ao pódio nas várias faixas e categorias por idade e peso. No formato atual, com o rankeamento linkando as etapas e com um menor número de categorias, vamos ter ao final do ano apenas 15 campeões – disse Alexandre Galina, diretor da entidade.

Leia também:  Times de Mato Grosso vão mal na rodada de final de semana

Para o professor de Jiu-Jitsu, Francisco Fernandes Junior, dez vezes campeão brasileiro e seis mundiais, a forma atual vai beneficiar principalmente os torcedores.

– Devido a grande quantidade de campeões, não havia identificação do público para com eles. Agora com uma quantia menor haverá essa identificação e será possível que a modalidade esportiva, enfim tenha suas referências e ídolos na região.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.