Agora MT Política Deputado Bezerra propõe alteração na Lei dos Portos
POLíTICA

Deputado Bezerra propõe alteração na Lei dos Portos

Da redação com assessoria
VIA

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) apresentou projeto de lei para dispor a respeito da integração de portos organizados e terminais portuários de uso privado ao sistema nacional de vias terrestres (rodovias e ferrovias).

“Temos que observar o objetivo de dar efetividade ao princípio da integração física e operacional dos modos de transporte, no campo portuário, de acordo com os mais modernos princípios de logística”, justificou.

Segundo Bezerra, mesmo sendo bastante recente a Lei dos Portos (12.815/13), não foram inclusos no texto dispositivos que garantissem, na operação portuária, a multimodalidade.

Hoje, para a movimentação de carga com a hinterlândia, muitos portos e terminais portuários de uso privado dependem exclusivamente de trechos rodoviários, o que depõe contra a economicidade das operações logísticas e a melhoria das condições ambientais.

Para Bezerra, o marco legal do setor portuário precisa receber o acréscimo de determinações que vinculem as ações – tanto do poder concedente como dos outorgados – ao paradigma da integração logística.

“Se o País não se movimentar na direção da multimodalidade e do respeito a metas ambientais, não poderá alcançar o papel de relevância econômica e social que o mundo dele espera”, argumentou.

Segundo o parlamentar, o aumento da participação do setor ferroviário na movimentação de carga entre os portos nacionais e as áreas produtoras ou consumidoras do País é essencial para que esse papel se concretize.

Ainda que seja uma meta ambiciosa – a necessidade de conexão entre os portos e terminais de uso privado e as vias ferroviárias –, entende Bezerra que é preciso persegui-la, inclusive com o auxílio da força da lei.

“Precisamos promover o aperfeiçoamento desta iniciativa, que visa a garantir no País a existência de uma logística sustentável”, afirmou Bezerra.

Relacionadas

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas