O etanol hidratado foi o combustível mais procurado neste primeiro bimestre de 2015, em Mato Grosso – MT. O consumo de cerca de 96,58 milhões de litros, atingiu recorde na série histórica da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para o Estado. Esse valor superou em quase 19% o volume comercializado entre janeiro e fevereiro do ano passado.

O valor também superou a movimentação registrada com a gasolina, que no mesmo período somou 95,87 milhões de litros. Essa é a terceira vez em que o etanol ultrapassa, em volume comercializado, a gasolina desde o início da série da ANP, em 2000.

Especialistas do ramo acreditam que um dos fatores que colaboraram para o resultado está diretamente relacionado ao preço elevado da gasolina em relação ao hidratado, que fizeram com que o consumidor migrasse de hábitos.

Leia também:  Exportação de soja registra queda, mas volume se mantém estável

Outro fator está relacionado à elevação da mistura de etanol anidro na gasolina, que nesse mês passou de 25% para 27%, a tendência é de que o hidratado se firme como o principal combustível da frota de veículos leves e de passeio.

Dados apontam que no mês de fevereiro, o etanol bateu recorde de vendas para o mês na série da ANP. Foram mais de 46,5 milhões de litros. Em janeiro, as vendas também tiveram registro histórico para o mês, ao somarem mais de 50 milhões de litros.

Já a gasolina, entre janeiro e fevereiro deste ano foram comercializados 95,87 milhões de litros, 2,41% menos que em igual acumulado do ano passado. Em janeiro foram 55 milhões de litros e no mês passado, 40,87 milhões.

Leia também:  Captação de leite registra queda de 10,3% em MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.