Com o tema “Perspectivas para o financiamento cultural”, teve início na noite desta quarta-feira (18), no Espaço Cultural Casario, as atividades do Fórum Municipal de Cultura e do Encontro de Gestores de Cultura de Mato Grosso que contou com a participação do governador, Pedro Taques e diversas lideranças políticas do estado e do município.

O secretário do Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, explicou que este é o tempo oportuno para traçar discussões sobre as políticas culturais para o estado, pois, segundo o secretário, estamos vivendo um momento histórico de transformação com a nova administração em Mato Grosso.

Para o prefeito Percival Muniz, a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer é muito importante, pois a junção das experiências dos dois gestores tende a resultar em bons projetos para a população. Percival citou como meta para a cultura de Rondonópolis, a criação da Orquestra Sinfônica Jovem, projeto que será lançado esta semana, e que tem como objetivo formar 230 jovens em diversos instrumentos musicais. “No aniversário de Rondonópolis, esses jovens estarão se apresentando para toda a cidade”.

Leia também:  Carro estacionado em local proibido gera transtorno no Centro

Pedro Taques, governador do Estado de Mato Grosso, enfatizou que, em sua administração, a cultura mato-grossense será valorizada não só no aspecto artístico, mas também crenças, costumes, valores. “Mato Grosso não é só produção agrícola, Mato Grosso tem grande produção cultural. Nós valorizamos a cultura, em suas várias manifestações”, disse Taques.

Durante a cerimônia, foi decretado que o ano de 2015 será dedicado às comemorações dos 150 anos de nascimento de Marechal Cândido Rondon. “O Casario é o registro histórico da passagem de Marechal Rondon por Rondonópolis. Resgatamos essa estrutura com muita dificuldade, hoje é patrimônio tombado da prefeitura municipal”, destacou Percival.

A programação do Fórum Municipal de Cultura segue até sábado (21) com diversas atividades que promovam debates sobre a cultura como economia.

Leia também:  Acontece nesta quarta-feira (06) a 1ª Festa da Independência
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.