24ª Romaria dos Mártires - Foto: Messias Filho / AGORA MT
24ª Romaria dos Mártires – Foto: Messias Filho / AGORA MT

Cerca de sete mil fiéis da igreja Católica participam da 24ª Romaria dos Mártires na tarde deste domingo (22) em Rondonópolis. O evento tem como tema “Mártires, semente de uma nova sociedade” e lema “Eu vim para Servir”.

 Adilson José Francisco - Foto: Messias Filho / AGORA MT
Adilson José Francisco – Foto: Messias Filho / AGORA MT

De acordo com um dos organizadores da comissão, Adilson José Francisco, esse é um tradicional evento religioso para relembrar pessoas que deram a vida para que a comunidade tivesse seus direitos respeitados e mais qualidade de vida. “Contamos com a participação de seis a sete mil pessoas e queremos trazer a memória dos mártires que morreram na luta pela justiça, buscando igualdade pela fé. Vamos trazer a mensagem para os dias atuais” pontua Adilson.

Ainda conforme o organizador, a programação da caminhada é com duas paradas onde na primeira o tema de reflexão fala sobre ‘Violência em Rondonópolis’ e a segunda ‘Ato do perdão’.

Leia também:  Gênero e orientação sexual são temas de audiência na Câmara
Padre Gunther - Foto: Messias Filho / AGORA MT
Padre Gunther – Foto: Messias Filho / AGORA MT

O padre Gunther esteve presente no evento para substituir o bispo Dom Juventino Kestering, que devido aos problemas de saúde não pode acompanhar a caminhada. Ele iria aguardar no fim da Romaria para participar da missa que será realizada no Cais. “Essa Romaria é para relembrar as pessoas que tiveram coragem e pela fé foram feitas vítimas e foram assassinadas” explica Gunther.

Maria de Lourdes veio de Itiquira para acompanhar o evento - Foto: Messias Filho / AGORA MT
Maria de Lourdes veio de Itiquira para acompanhar o evento – Foto: Messias Filho / AGORA MT

Maria de Lourdes veio de Itiquira (140 Km de Rondonópolis) juntamente com mais 24 fiéis especialmente para participar da caminhada. “Nós precisamos cada vez mais de Jesus. Nessa caminhada iremos reforçar a nossa fé para que Deus nos abençoe e alivie nossa cruz” diz Lourdes.

Leia também:  ACIR marca presença na Feira do Empreendedor

Religiosos de Guiratinga, Alto Garças, Itiquira, Alto Araguaia, Tesouro, Alto Taquari, Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino e Fátima de São Lourenço também participam da caminhada.

MOBILIZAÇÃO

Ainda durante o evento teve coletas de assinaturas pela Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática que iniciou no dia 20 e segue até o dia 29 deste mês. A campanha é uma iniciativa da Executiva Nacional da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

“Todas as igrejas estão promovendo esse processo de luta durante esta semana” explica o organizador José.

O processo de luta pela aprovação da Reforma Política Democrática foi acelerado com a decisão da Câmara dos Deputados de criar e instalar imediatamente a Comissão Especial para discutir a PEC nº 344/2013 e nº 352/2013, o que representa uma verdadeira contrarreforma política. Logo, este momento é crucial para a campanha.

Leia também:  Secretaria realiza confraternização especial para cerca de 500 idosos

A Semana de Mobilização tem como propósito intensificar as ações de coleta de assinaturas, lembrando que é preciso alcançar 1,5 milhão, visando dar força à tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

SEGURANÇA E SAÚDE

Equipes da PM garantem a segurança da caminhada - Foto: Messias Filho / AGORA MT
Equipes da PM garantem a segurança da caminhada – Foto: Messias Filho / AGORA MT

Equipes da Polícia Militar (PM) estão no local em forma de proporcionar a segurança dos fiéis. Um grupo de religiosos acompanham a caminhada distribuindo água para os participantes.

 

Religiosos distribuindo água - Foto: Messias Filho / AGORA MT
Religiosos distribuindo água – Foto: Messias Filho / AGORA MT
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.