Agora MT Esportes Atletismo Mais de uma centena de atletas disputam a 'Copa Brasil Caixa de...
ATLETISMO

Mais de uma centena de atletas disputam a ‘Copa Brasil Caixa de Marcha’

Da redação com CBAt
VIA

Mais de uma centena de atletas de 29 clubes de sete Estados e do Distrito Federal disputa neste sábado (dia 07) e domingo (dia 08) a 26ª edição da Copa Brasil Caixa de Marcha, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A competição será aberta às 13:45 deste sábado e realizada num percurso de 1 km, montado em frente ao Ginásio Galegão e ao portal de entrada da Vila Germânica, cartão postal da cidade e sede da tradicional Oktoberfest.

Os três primeiros colocados nas provas de adultos e de juvenis, no masculino e no feminino, assegurarão vaga para representar o Brasil na Copa Pan-Americana de Marcha, nos dias 09 e 10 de maio, na cidade de Arica, no Chile. Além de adultos e juvenis, participam do evento catarinense atletas da categoria menor (até 17 anos) e mirim (até 15 anos), esta como exibição.

A competição, que acontece pela 8ª vez em Blumenau, reunirá vários destaques da marcha. O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) e a pernambucana Cisiane Dutra Lopes (AA Santos Dumont-PE) buscam a quarta vitória na prova dos 20 km, no masculino e no feminino. Eles estreiam na temporada de olho na qualificação para as principais competições do ano como o PAN de Toronto e o Mundial de Pequim, e, claro, a Copa Pan-Americana do Chile.

Caio foi o grande destaque brasileiro de 2014. O brasileiro ficou na terceira posição no Circuito Mundial de Marcha com 17 pontos, atrás apenas de Ruslan Dmytrenko (Ucrânia) com 29 e de Jared Tallent (Austrália), com 23. E ficou à frente do vice-campeão olímpico em Londres-2012 Erick Barrondo (Guatemala), quinto colocado, e do campeão europeu em Zurique-2014, Miguel Angel López (Espanha), sexto.

Com grande tradição no esporte, Blumenau terá vários destaques, entre eles José Alessandro Baggio e Moacir Zimmermann (ambos da AABLU), campeão e vice-campeão dos 20 km no Troféu Brasil Caixa de 2014, respectivamente.

A Fundação Municipal de Esportes de Blumenau, um dos apoiadores da competição, é comandada pelo antigo marchador Sérgio Galdino, recordista brasileiro dos 20 km em rua com 1:19:56, desde 14 de maio de 1995, marca obtida em Eisenhuttenstadt, na Alemanha.

“Estou muito feliz por poder apoiar a marcha em particular e o esporte de uma maneira geral”, disse o representante brasileiro nas Olimpíadas de Barcelona, Atlanta e Atenas e nos Jogos Pan-Americanos de Havana, Mar del Plata e Santo Domingo. “A tradição germânica é forte e Blumenau se orgulha de ter revelado grandes atletas, tanto no Atletismo como no basquete (Tiago Splitter) e no vôlei (Ana Moser)”, disse Galdino.

O número final de participantes será definido na manhã deste sábado, quando o superintendente técnico da CBAt Martinho Nobre dos Santos estará à disposição dos treinadores para confirmação dos participantes, no Ginásio Galegão.

Programa-Horário
1ª etapa – dia 07 de março – sábado
13:45 – Cerimônia de Abertura
14:00 – 3 km mirim feminino (exibição)
14:30 – 5 km menor feminino
15:15 – 10 km menor masculino
16:30 – 20 km adulto masculino

2ª etapa – dia 08 de março – domingo
06:00 – 50 km adulto masculino
07:30 – 20 km adulto feminino
10:00 – 10 km juvenil feminino
11:30 – 10 km juvenil masculino
12:30 – 5 km mirim masculino (exibição)

A Copa Brasil Caixa de Marcha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), com patrocínio da CAIXA, apoio da Prefeitura de Blumenau e da Fundação Municipal de Desportos da cidade.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas