Agora MT Esportes Atletismo Marchador brasileiro viaja para período na Europa
ATLETISMO

Marchador brasileiro viaja para período na Europa

Da redação com Globo Esporte
VIA

As pernas se acostumaram com cada movimento da marcha atlética. O corpo de Caio Bonfim também se acostumou com as rotinas duras de treino. Ao longo dos últimos anos, ele vem trabalhando duro, progredindo e subindo degrau por degrau para chegar no melhor nível nos Jogos Olímpicos de 2016. Já garantido no Mundial de Pequim, em agosto, o atleta de Brasília embarcou nesta quarta-feira para um período intenso de competições e treinamentos na Europa. Como de costume, viajará ao lado dos técnicos e pais, Gianetti e João Senna.

– É importante a experiência de estar em provas na Europa. Saber como estão os adversários. Cada prova são com atletas de países diferentes. Você vai vendo várias marchas, de vários lugares e pessoas diferentes – disse o atleta, que ficará 38 dias em solo europeu.

Nas próximas semanas, Caio participará de quatro competições na Suíça, Eslováquia, República Tcheca e Portugal, onde também fará um período de treinamento com a consultoria de um técnico local. Nesses eventos, ele terá a oportunidade de enfrentar rivais de alto nível e adversários do Mundial.

Caso dos russos

No começo deste ano, a marcha atlética sofreu um baque. Cinco atletas russos da prova, incluindo três campeões olímpicos, foram banidos pela Agência Antidoping Russa. Suspensões de três anos e dois meses foram anunciadas a Sergei Kirdyapkin, ouro nos Jogos de Londres 2012 e bicampeão mundial da prova de 50km; e para Olga Kaniskina, campeã olímpica em Pequim 2008, prata em Londres e tricampeã mundial da distância de 20km. Medalha de ouro na China e bicampeã mundial, Valery Borchin foi flagrada pela segunda vez e acabou punida com oito anos de suspensão pela reincidência. A Rússia vive uma crise desde o fim do ano passado, quando a imprensa europeia denunciou vários casos de doping e corrupção no atletismo russo.

Líder do ranking brasileiro dos 20km, Caio aprovou cada uma das medidas. Para ele, as acusações, seguidas de punições, são a melhor forma de limpar o esporte. Lembrou de certo domínio recente dos russos e classificou esse tipo de doping como falta de caráter.

– A gente, como atleta, fica feliz quando isso acontece. A gente trabalha tão duro, tão duro, e todo ano tem um russo diferente. No meio da prova, o treinador assobia, manda ir (mais rápido), ele vai e ganha a prova. A gente pensava: ”Isso não é normal”. Por um lado, a gente fica muito feliz com isso, porque fica mais justo o esporte. Não ficamos tristes porque manchou. Porque todo esporte tem mau-caráter. A gente fica é feliz porque vai eliminando essas pessoas, melhorando o nível dos atletas e fica mais justo. Que peguem mais. Se não tivesse pegando que era ruim. A gente não tem medo de manchar. É ruim essa conspiração, mas entre os atletas, se estão sendo pegos, porque aí a competitividade vai ficando justo e quem está limpo pode aparecer mais. É isso que a gente quer – disse o atleta brasileiro.

Caio Bonfim iniciou sua trajetória na marcha atlética profissional aos 16 anos. Apesar dos laços familiares com a prova, ele praticou futebol por 10 anos, jogando em clubes de Brasília. Antes de se aventurar como atleta, no entanto, enfrentou talvez seu adversário mais difícil.

– Quando comecei a andar, minhas pernas começaram a entortar. Os médicos não sabiam o que fazer e talvez teria que fazer cirurgia. No final, com dois anos e oito meses, fizeram cirurgia. Achavam que ia entortar de novo e nunca entortou. Os médicos sempre ficam impressionados que deu tudo certo. O médico fala que já fez cirurgia em pacientes que viraram atletas, mas paralímpicos. Olímpicos não – lembra.

A primeira prova de Caio foi neste sábado. O brasiliense garantiu o quarto título consecutivo dos 20km na Copa Brasil de Marcha, superando o forte calor de Blumenau. Ele completou percurso em 1h29min17s. Ele conquistou o índice para Pequim ainda no ano passado, com a marca de 1h20min28s obtida no Mundial de Marcha, também na China. Ele pretende disputar também os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.

sobre a marcha atlética

Em uma corrida de marcha atlética, os atletas são obrigados a ficar todo tempo com pelo menos um dos pés encostados no chão, o que faz com que eles tenham que correr balançando o quadril.

O percurso da Copa do Mundo tem 20km, e oito árbitros ficam espalhados para punir os atletas que desobedecerem as regras. Aquele que receber três cartões é automaticamente excluído da prova.

Um detalhe importante é que os árbitros não podem usar câmeras, têm que enxergar a olho nu se os atletas tiram os dois pés ao mesmo tempo do chão, o que é chamado de flutuação. Cada juiz só pode punir uma vez cada atleta, mesmo se o enxergar duas vezes cometendo a infração.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas