As unidades básicas de saúde de Rondonópolis vão abrir as portas no sábado (14) para oferecer a vacina contra HPV às meninas de 9 a 13 anos de toda comunidade. O Dia ‘D’ de prevenção contra o câncer de colo de útero acontece das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A enfermeira responsável, Noeny Pereira, orienta as interessadas a levarem o cartão de vacinação, caso possuam. Quem não tem o cartão deve apresentar documento pessoal, como certidão de nascimento ou comparecer acompanhada dos pais ou responsáveis.

Noeny Pereira alerta que para prevenir quatro tipos de câncer de colo de útero, as meninas devem receber três doses da vacina. A segunda é feita seis meses após a primeira e a terceira apenas cinco anos depois. Ela explica que desta vez é ofertada a primeira dose para as meninas de 9 a 10 anos. Garotas de 11 a 13 anos receberam a primeira dose em março do ano passado. Naquele momento foi superada a meta do Ministério da Saúde – MS com a cobertura de 90%.

Leia também:  Jogos da Juventude | 14 equipes representarão Rondonópolis na etapa regional

Na fase seguinte, no mês de setembro, apenas 49% das garotas tomaram a segunda dose da vacina que previne contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A enfermeira orienta aos pais que a vacinação deve acontecer nessa faixa etária entre a infância e a adolescência, porque nesta idade as garotas ainda não entraram em contato com o vírus. Ela conta que no ano passado não se registrou nenhum caso de reação adversa entre as meninas vacinadas em Rondonópolis.

“O câncer de colo de útero é a terceira doença que mais mata mulheres. Por isso, essas meninas precisam se vacinar nessa faixa etária para criar os anticorpos necessários e conseguir prevenir a doença”, aconselha Noeny Pereira.

Leia também:  ACIR lança campanha no Dia do Meio Ambiente
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.