a Operação conta um expressivo número de policiais - Foto: Messias Filho / AGORA MT
A Operação conta um expressivo número de policiais – Foto: Messias Filho / AGORA MT

Quem passa pela Praça Brasil, região Central de Rondonópolis, na manhã deste sábado (21), se depara com um grande efetivo da Polícia Militar (PM), a postos para a “Operação Asfixia” que integra a Operação Impacto, executada nos 100 primeiros dias deste ano, que tem como objetivo de fazer um confronto ostensivo à criminalidade. Por medidas de segurança, não foram revelados o número de policiais que vão participar da ação.

Foto: Messias Filho / AGORA MT
A ação contará com grupamento aéreo – Foto: Messias Filho / AGORA MT

Além dos policiais militares da Policia Ambiental, Força Tática, do grupo de Comando De Ação Rápida (CAR), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), do município, a operação “Asfixia” recebeu o reforço da cavalaria, do Batalhão de Trânsito e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da capital mato-grossense.

A ação contará com grupamento aéreo, regimento policial montado (cavalaria) e patrulhamento em motocicletas pelos policiais do Grupo CAR e em viaturas pelos demais policiais.

Leia também:  Moradores ouvem gritos de socorro e impedem fuga de ladrão
A cavalaria da Pm da capital também reforça a Operação Asfixia - Foto: Messias Filho / AGORA MT
A cavalaria da Pm da capital também reforça a Operação Asfixia – Foto: Messias Filho / AGORA MT

De acordo com o Tenente Coronel Morais, o intuito da operação é transmitir a sensação de segurança a população, bem como reduzir os índices de violência e criminalidade. “Será feita uma varredura na região central do município, pedimos para que a população tenha um pouco de paciência. Serão feitas revistas, fiscalização e abordagem com o objetivo de reduzir a criminalidade.”

Além do centro da cidade, a operação irá se estender pelos bairros mais saturados, porém os horários e os locais não foram divulgados por medidas de segurança. “A operação vai se estender em vários pontos da cidade, durante o dia e a noite,” destacou o Tenente Coronel.

Quanto ao efetivo para atender outras ocorrências, o Tenente Coronel informou que os trabalhos não serão comprometidos. “Não vai comprometer os demais trabalhos, essa operação é para ajudar no combate do crime na cidade. Estamos operando e trabalhando em prol da sociedade.”

Leia também:  Nova Mutum | Motorista se assusta com fumaça do motor e carro é destruído pelas chamas na BR-163

População atuante

Durante a entrevista, o Tenente Coronel explicou a população que a Polícia Militar tem trabalhado para a segurança da população, mas que a segurança pública não depende apenas dos militares.

O Tenente Coronel Morais - Foto:  Foto: Messias Filho / AGORA MT
O Tenente Coronel Morais – Foto: Foto: Messias Filho / AGORA MT

 “A população tem papel fundamental na segurança pública, ela tem tomar cuidados para não ser alvo dos marginais. Como ir ao banco retirar grandes quantias, ou andar com celulares nas mãos. A PM vem desempenha seu papel perfeitamente, mas nós não temos bola de cristal, temos que contar com a ajuda da população através de denúncias pelo 190. Ela é os nossos olhos,” destacou.

O Tenente Coronel ainda falou sobre a explosão ocorrida na madrugada de hoje na Praça dos Carreiros. “Nós damos a vida pela população, hoje um policial nosso foi ferido durante a ação criminosa. Hoje, a PM estava pronta para atuar diante da ocorrência. Houve trocas de tiros e apesar da fuga, eles não conseguiram levar todo o dinheiro,” ressaltou.

Leia também:  Depois de matar a mulher, homem liga para vendedor buscar móveis comprados à prazo em MT

Operação Impacto

Quanto a operação Impacto, o Tenente Coronel Morais, informou que os índices de criminalidade foram reduzidos durante o período de execução. “A PM atuou positivamente e prendeu vários elementos que incomodavam a população, conseguimos reduzir os índices de violência e criminalidade,” revelou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.