O percentual do etanol misturado à gasolina será aumentado de 25% para 27% a partir do próximo dia 16. A informação foi confirmada ontem (04) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Atualmente, o percentual de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. Em setembro do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff sancionou projeto de lei autorizando o aumento do percentual para 27,5%.

Conforme a presidenta da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, a expectativa é que o percentual de 27% de etanol na gasolina comum gere uma demanda de mais 1 bilhão de litros por ano. Ela afirmou que o setor tem capacidade para atender ao aumento na demanda.

Leia também:  Mato Grosso fica em 2º lugar no ranking de geração de empregos em todo o Brasil

Essa medida já vinha sendo debatida desde o ano passado como meio de incentivar as usinas produtoras de etanol.

Eduardo Braga informou que o aumento vale para a gasolina comum e para a aditivada. A única exceção é a premium.

BENEFÍCIOS

A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, acredita que  o acréscimo na mistura fortalecerá o setor e o maior percentual de etanol não causará prejuízo.

Ainda conforme a ministra, atualmente o Brasil mantém um estoque de um bilhão de litros de etanol. A expectativa é que essa quantidade de combustível seja totalmente misturada à gasolina já em 2015.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.