Mais de 3 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados no país em 2013. As Estatísticas do Registro Civil, foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro do ano passado. Esta foi a 1ª vez que a pesquisa investigou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, graças à aprovação do Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 175) que possibilita esse tipo de união.

Casamento de Márcia e Polyana - Foto: Divulgação Pessoal
Casamento de Márcia e Polyana – Foto: Divulgação Pessoal

Em Rondonópolis, o 1º casamento civil entre homossexuais foi realizado em julho de 2014. A data marcou a união entre Polyana Rossetto da Silva, 24 anos e Márcia Santana da Silva de 22 anos (foto ao lado). Márcia relata que mesmo após a lei ser aprovada as duas sentiram dificuldades em conseguir realizar o casamento. “Inicialmente o problema foi com o cartório, que mesmo com a lei aprovada tivemos que ter a intervenção de uma advogada para então realizar o casamento” explica Márcia.

Leia também:  Inscrições abertas para Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho em Rondonópolis

Até o momento foram registrados três casamentos homoafetivos no cartório do 2º ofício de Rondonópolis, sendo dois femininos e um masculino.

No total foram 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. A maioria dos casais (52%) era de mulheres. São Paulo liderou o número de casamentos.

RELATO

“Se a pessoa realmente tem certeza do seu amor com o desejo de firmar a união com o casamento, deve correr todos os riscos e realizar isso, pois, acreditamos que quando você está bem, todos a sua volta percebe isso e até os que não aceitam ao ver sua felicidade acabam cedendo, pois, o amor vai além de gêneros sexuais.”, finaliza Márcia.

 

Leia também:  Camarote tem princípio de incêndio na 45ª Exposul
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.