A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando na cidade um sistema inovador para atender as mulheres que necessitam de ultrassonografia. O programa funcionará de forma itinerante e passará, conforme um cronograma específico, por todos os terceiros turnos instalados na cidade, bem como pela unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF do Guanabara e no Centro de Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, antes de se instalar o sistema foi feito um levantamento de demanda na cidade e verificado que as mulheres eram as que mais necessitavam do serviço. “A partir de uma determinação do prefeito Percival Muniz, para atendermos a demanda para ultrassonografia, decidimos descentralizar o serviço e levar até as mulheres e assim, reduzir a fila de espera”, explicou Marildes.

Leia também:  Crise na UFMT pode dificultar autonomia do campus local

Para que o ultrassom de gestantes, mama e endovaginal alcance as mulheres que estão na fila de espera, um médico foi contratado e irá estar nos cinco pontos regionais pré-estabelecidos para atender a demanda de cada região, facilitando assim, a vida das mulheres que não precisarão se deslocar para realizar o exame.

Conforme Marildes, as mulheres que necessitam de exames de ultrassom serão encaminhas pelas unidades de ESFs para a Central de Regulação do Município que devolverá à unidade a demanda, assim a própria ESF marcará o exame para essas mulheres.

“Além da realização do ultrassom, o laudo também sairá na mesma hora para as mulheres, que não precisarão aguardar 15, 20 dias por um laudo”, destaca a secretária de Saúde do Município.

Leia também:  Dia de Finados | Rondonopolitanos lotam cemitérios para prestar homenagens

O novo sistema entrará em funcionamento já no próximo dia 1º de abril pela unidade da Vila Olinda, que passará a funcionar como Terceiro Turno a partir do dia 31 de março.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.