Agora MT Variedades Moda e Beleza Veja como prolongar a cor dos fios tingidos
CUIDADOS

Veja como prolongar a cor dos fios tingidos

Da Redação com UOl
VIA

Sol em excesso, piscina, mar e lavagens diárias são prejudiciais aos cabelos tingidos. Os fios desbotam facilmente, mudam de cor e sofrem reações químicas por conta do excesso de sal e cloro, além de ressecarem muito mais, entre outros danos. Resultado: ficam desvitalizados e desidratados, o que não favorece a cor nem o reflexo do brilho.

Para amenizar esses danos, já que ninguém deixa de tingir os fios só porque é verão, UOL Beleza conversou com três coloristas tarimbados: Eron Araújo, proprietário do salão Blend (SP), Rodrigo Siqueira, profissional do Square Hair & Care (SP), e Daniel Fortunato, embaixador da Koleston e cabeleireiro do salão Patrick Melville Salon, de Nova York.

A seguir, eles contam todos os truques para prolongar a cor dos cabelos durante a temporada de calor e prevenir o desbotamento de cada tipo de coloração.

Loiros
Ponto fraco: o contato regular com o cloro deixa os fios claros esverdeados. Isso acontece porque elementos químicos, presentes na água com cloro, se oxidam e provocam o efeito. Junte a isso o fato de o cabelo estar muito seco, aí tudo o que tiver contato com o fio será absorvido como uma esponja. E tem mais: cabelos mais dourados podem ficar num tom pastel, sem vida e sem brilho. Se for um loiro mais acinzentado, ele tende a ficar amarelado, comprometendo o visual.

Como prolongar a cor: “Umedeça bem o cabelo antes de entrar na piscina com água pura, se o cabelo já estiver úmido não irá absorver tanto o cloro da água, pois há um limite de absorção. Para redobrar o cuidado, prenda os fios e use uma touca de natação, na piscina”, aconselha Daniel Fortunato. Outra dica é usar um xampu antirresíduo, uma vez por semana, depois da piscina ou banho de mar, para remover vestígios de cloro e sal.

Como prevenir o desbotamento: aposte em xampus e condicionadores com cristais de mirra, pois eles deixam os fios loiros mais reluzentes. Use xampus e condicionadores específicos para cabelos loiros e um condicionador leave-in para manter a hidratação. “O xampu desamarelador é ótimo para manter o tom do cabelo com brilho”, afirma Rodrigo Siqueira, do Square Hair & Care.

Ruivos
Ponto fraco: os fios vermelhos são os que mais desbotam no verão. “Os raios ultravioletas têm função parecida com a de um descolorante, porém mais suave, o que provoca o desbotamento do fio. Então, depois da exposição solar, quando a mulher ruiva lava o cabelo, o fio desbota mesmo”, diz Daniel Fortunato. Por isso, tendem a ficar com um aspecto alaranjado, o que, segundo Eron, não chega a comprometer. “No verão, o fio ruivo perde o brilho por causa do desbotamento excessivo, mas não é feio, apenas se torna uma cor mais fria.”

Como prevenir o desbotamento: óleos com base de silicone podem ser grandes aliados, pois o produto fecha as cutículas do cabelo, colaborando para que os raios ultravioletas não penetrem no fio. “O uso de um leave-in antes de se expor ao sol é uma ótima opção para manter a cor viva, assim como um bom protetor solar capilar”, diz Rodrigo Siqueira.

Como prolongar a cor: Aposte em xampus específicos para cabelos ruivos; eles ajudam a manter o pigmento vermelho com muito mais brilho. E, na medida do possível, evite lavar os cabelos todos os dias, salvo os fios que são muito oleosos.

Castanhos
Ponto fraco: no verão, essa cor tende a ficar com um tom de chocolate, o que visualmente parece um cabelo “queimado”. Outro desastre comum, para quem tinge os fios de marrom, é que, com a exposição excessiva ao sol, o desbotamento pode deixar os fios avermelhados de forma irregular, o que dá uma impressão de cabelo mal cuidado.

Como prevenir o desbotamento: “Uma dica poderosa para quem tem os fios castanhos, é ter sempre em mãos, na praia ou piscina, um borrifador com uma mistura de água de coco, suco de babosa e óleo de abacate. Quando o cabelo começar a ficar com muito frizz e ressecado, basta aplicar a receitinha, que vai ajudar a hidratar os fios”, indica Daniel Fortunato. Suco de babosa e óleo de abacate são vendidos em lojas de produtos naturais.

Como prolongar a cor: “Depois de lavar os cabelos, dê um jato de água fria nos fios. Com isso você cria um choque térmico na cutícula e ajuda a fixar o pigmento da cor”, ensina Eron.

Pretos
Ponto fraco: Assim como os castanhos, os cabelos pretos desbotam no verão e tendem a ficar avermelhados, de forma irregular, mas cada cabelo tem um tipo de reação. Outro aspecto comum é perder o brilho com muita facilidade.

Como prevenir o desbotamento: “O pigmento preto é o mais forte, por isso só um leave-in condicionante já ajuda na proteção da cor dos fios pretos, de maneira que eles não desbotem tão facilmente ou fiquem avermelhados”, sugere Daniel Fortunato.

Como prolongar a cor por mais tempo: aposte em xampus específicos para cabelos escuros. Para manter os fios hidratados, a dica é investir em xampu sem sal e hidratante. “O uso de xampu e condicionador para brilho também deixa os cabelos saudáveis e mantém a cor viva por mais tempo. Sugiro ainda o uso de máscara uma vez por semana para manter os cabelos hidratados”, recomenda Rodrigo Siqueira.

Cuidados básicos
As dicas a seguir são válidas para os cabelos de todas cores:

– Se você tem o hábito de secar os cabelos com secador, aplique sempre um protetor térmico. “Mas a dica de ouro fica por conta de deixar os fios secarem naturalmente, além de mais prático, o efeito visual é a cara do verão”, sugere Eron Araújo, do Blend.

– Abuse dos finalizadores com proteção de cor e, quando os cabelos estiverem muito secos, aplique um sérum específico para cabelos tingidos.

– Na hora de lavar os cabelos, opte por xampus próprios para cabelos coloridos, porque eles têm um pH mais baixo, esses produtos são mais ácidos e não têm ação adstringente, o que evita o desbotamento da cor.

– Para acabar de uma vez por todas com esses problemas do verão, nunca lave os cabelos com água muito quente, ela favorece o ressecamento assim como o desbotamento da cor.

– Abuse dos kits pós-coloração, eles são fundamentais para prolongar o efeito da tintura. Geralmente, eles têm efeito de hidratação e renovação da cor.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas