Agora MT Variedades Moda e Beleza Como dar mais volume aos cabelos finos
DICAS

Como dar mais volume aos cabelos finos

DA Redação com Minha Vida
VIA

cabelos finosCabelo sem volume. Essa costuma ser a reclamação número 1 de quem tem cabelos finos. Os fios podem ficar muito escorridos e sem forma, dando trabalho na hora de montar um penteado mais elaborado. “Além disso, os cabelos finos são naturalmente mais oleosos, porque o couro cabeludo fica mais exposto ao sol e à sujeira”, diz a hair stylist Patricia Xavier, do Cat’s Cabeleireiros Vila Olímpia, em São Paulo. Se você sofre com a falta de volume dos seus cabelos fininhos, veja como arrasar no visual:

Xampu neutro

A hair stylist Patricia Xavier afirma que como os cabelos finos são mais oleosos, o ideal é lavar em dias alternados, usar um xampu neutro ou próprio para cabelos finos e dispensar o condicionador. “O leave-in usado após o banho já dará a hidratação que o cabelo precisa, sem deixá-lo com uma aparência pesada e escorrida”, diz. Agora, se os seus cabelos são do tipo que embaraçam facilmente não tem como dispensar o condicionador. Aplique o produto ao longo dos fios, sempre preservando a raiz. Outra dica é pentear os cabelos com um pente, ainda no chuveiro.

Temperatura da água

Apesar de a água quente retirar a oleosidade dos fios, para quem tem os cabelos oleosos isso pode ser uma cilada: o couro cabeludo, ao perceber que ficou ressecado, produz ainda mais oleosidade. “Por isso a temperatura da água deve ser o mais natural possível, evitando que ele fique muito oleoso, perdendo o volume e ficando com aspecto sujo”, aconselha o hair stylist Jonas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro.

Use leave-in

Após o banho, retire a umidade do cabelo e aplique um leave-in próprio para cabelos finos do comprimento dos fios até as pontas. “Ele irá ajudar o cabelo a ganhar mais volume, mas tome cuidado para não aplicar grandes quantidades, deixando o cabelo emplastado’, afirma a hair stylist Priscila. Exagerar no creme sem enxágue fará com que o cabelo fique pesado, prejudicando o volume. “Os cabelos cacheados, principalmente devem se valer do leave-in, que ajuda a formar o cacho e confere mais volume.”

Secando com a toalha

Para fios que precisam de volume, Priscila Xavier recomenda fazer o seguinte movimento com a toalha: iniciar a secagem pela raiz, e só depois ir para as pontas. “A secagem com toalha é mais recomendada para cabelos finos e enrolados, já que o secador irá tirar o volume natural dos cachos”, diz.

Usando o secador

Com secador a lógica é a mesma: comece pela raiz e termine secando as pontas. “Evite usar escovas, pois essa tração dá mais oleosidade ao couro cabeludo, deixando os fios pesados”, aconselha o hair stylist Jonas. A temperatura do secador não pode estar muito quente, para não agredir os cabelos. “Coloque o secador perto do braço e veja se a sua pele suporta o calor – se é confortável para a sua pele, é para o seu cabelo”, diz Patrícia Xavier. Lembre-se de sempre retirar a umidade dos fios antes de iniciar a secagem, para facilitar o processo.

Escolhendo finalizadores

Fique longe de finalizadores com fixação forte e que sejam pastosos, pois assim irão pesar no seu cabelo, deixando-o sem volume. “Terminando de secar, use uma pomada leve, se houver necessidade de fixar o penteado”, afirma a hair stylist Patrícia. As pomadas mais recomendadas são as masculinas, que no geral são mais suaves. “Sprays fixadores específicos para dar volume também ajudam a manter o cabelo armado, mas seu efeito não dura o dia inteiro.” O ideal é aplicar nas mechas, próximo a raiz e secar os fios com a cabeça para baixo. Mas cuidado com os exageros: quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão, consequentemente com menos volume.

Aplique pomadas em pó

Uma opção para dar aos cabelos um volume extra é a pomada em pó, que ajuda a reduzir a oleosidade da raiz, deixando os fios com mais volume – mas, assim como os sprays, as pomadas não deixam o cabelo com volume por muito tempo. “Ela deve ser aplicada na raiz dos cabelos após a escova”, diz Patrícia. “Não se esqueça de dar uma balançada no cabelo com os dedos depois de aplicar a pomada, para que ela se espalhe pela raiz e dê volume.”

Tipo de escova

Prefira sempre usar escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, que separam mechas maiores de cabelo, ajudando a manter o volume. Lembre-se que a escova é dispensável ao usar o secador, mas você pode usá-la, desde que não tracione muito o cabelo.

Faça um coque com o cabelo úmido

Depois de retirar a umidade do cabelo com uma toalha, você pode fazer um coque com grampos no alto da cabeça. “Ao soltá-lo, os fios já estarão com um volume natural e as pontas onduladas”, afirma a hair stylist Patrícia. O mesmo truque pode ser usado com ajuda do secador: faça o coque e, em vez de deixa-lo secando naturalmente, acelere o processo com o secador. De acordo com a especialista, o efeito é o mes

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas