A chamada geração Y, composta pelos nascidos entre os anos 80 e 90, chegou com força total ao mercado de trabalho, em uma época de muitos avanços tecnológicos e digitais. As características mais marcantes desses jovens são a pressa, a impaciência, desejo de empreender, inovar, construir uma carreira de sucesso – e que isso aconteça rápido.

Eles também preferem ambientes informais e geralmente são inquietos, ansiosos, fazem muitas coisas ao mesmo tempo. É comum encontrá-los ouvindo música, assistindo TV, batendo papo em chats e escrevendo um trabalho para escola. TUDO AO MESMO TEMPO.

Eles desejam aprender adquirir experiências e quando percebem que não tem mais o que aprender num local, eles rapidamente partem para outro. As empresas não precisam esperar gratidão por ter ensinado algo, como acontecia com a geração X.

Se as empresas souberem lidar com essa geração, terá grandes aliados para alcançar efeitos excelentes, pois eles são mais preocupados com resultados – resultados rápidos – tanto para empresa, quanto para o seu próprio desenvolvimento. Eles desejam crescer tão rápido que muitas vezes suas altas expectativas se tornam em grandes frustrações, o que faz com que muitas vezes encontremos jovens de 30 anos desmotivados e desanimados com a carreira.

Em meio a tantas oportunidades, muitos deles não encontram um foco a seguir, um plano de carreira e de desenvolvimento claro e objetivo aliado a uma liderança adequada poderá solucionar os problemas citados acima.

É essencial que esteja claro o que a empresa espera deles, saber para onde estão indo, o que precisam fazer para chegar a “próxima fase” de um projeto ou serem promovidos.

Também se faz necessário ter paciência com erros cometidos, pois eles costumam ser muito críticos consigo mesmos quando se trata de falhas. Se os erros tiverem mais destaque do que seus acertos, ele facilmente se desmotivará.

Enfim, com mudanças simples é possível desenvolver os jovens colaboradores em aliados para a prosperidade da empresa.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.