Foto: Assessoria
O comitê Pró-UFR reuniu-se na noite desta segunda-feira – Foto: Assessoria

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC emitiu o parecer técnico favorável ao projeto de Criação e Implantação da Universidade Federal de Rondonópolis. O comitê Pró-UFR reuniu-se na noite desta segunda-feira (06) para tornar público o documento e definir as próximas etapas para a implantação.

Conforme orientação do SESu/MEC, um novo nome, que substitua UFR e que reflita a abrangência regional da universidade, deverá ser definido. Alguns nomes como, UFICO – Universidade Federal de Integração do Centro Oeste e UFCerra – Universidade Federal do Cerrado, foram sugeridos e serão analisados junto com outros nomes, durante uma consultoria pública.

“Será importante a participação da comunidade acadêmica e também de toda sociedade rondonopolitana na escolha do nome”, explicou Andréa Luciana dos Santos, professora do curso de zootecnia e membro do comitê Pró-UFR.

Leia também:  Aeroporto de Rondonópolis deve ser entregue a concessão de iniciativa privada

O Ministério da Educação vai encaminhar o pedido de criação à presidenta, que vai apresentá-lo à Câmara e ao Senado para aprovação no parlamento e, finalmente, retorna para a sanção da presidência.

A implantação da Universidade Federal de Rondonópolis está inserida no próximo ciclo de expansão das Universidades Federais, e que foi solicitado do MEC ao Comitê um planejamento estratégico que articule a continuidade da interiorização da educação superior pública, envolvendo não apena as Universidades Federais, como também os Institutos Federais e seus respectivos campi.

A luta pela autonomia do campus de Rondonópolis vem de muitos anos e, atualmente, ganhou força com a participação de alunos, professores, técnicos e com o apoio de deputados, senadores e prefeitos da região Sul do Estado. O comitê conta também com a participação e incentivo da câmara de vereadores de Rondonópolis e do prefeito Percival Muniz.

Leia também:  Marketing de B.A.T.O.M lota auditório e alerta mulheres empresárias
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.