O rápido aumento no número de brasileiros que sofrem de sobrepeso e obesidade preocupa as autoridades de saúde no país. De acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, número que vem crescendo de forma contínua nos últimos nove anos. Em 2006, 43% da população estavam acima do peso.

Além da parcela com sobrepeso, 17,9% dos brasileiros estão obesos, faixa que vem se mantendo estável nos últimos três anos, de acordo com a pasta. Os dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada entre fevereiro e dezembro de 2014, com a participação de mais de 40 mil pessoas. A medida utilizada para calcular o sobrepeso ou obesidade é o índice de massa corporal (IMC), obtido através da divisão entre o peso da pessoa pela sua altura elevada ao quadrado. Quem tem índice acima de 25 está com sobrepeso, enquanto valores superiores a 30 indicam obesidade.

Leia também:  "A situação é a mais desumana possível porque as crianças estavam sujas, machucadas e com fome”

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Déborah Malta, o aumento no número de pessoas que sofrem com sobrepeso no país se deve a uma transição no modo de se alimentar dos brasileiros. “Estamos vivendo uma transição nutricional que privilegia hábitos inadequados, como o consumo de alimentos industrializados e comida rápida”, declarou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.