Foto: assessoria
Foto: assessoria

O prefeito Percival Muniz inaugurou no início da noite desta terça- feira (31) o 3º Pronto Atendimento – PA descentralizado de urgência e emergência de bairros da sua atual gestão. A nova estrutura de atendimento funcionará na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF da Vila Olinda, que recentemente passou por uma reforma e ampliação. Em uma solenidade que contou com vários moradores, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários, Percival aproveitou para lançar mais uma novidade para o setor da saúde pública local: a ultrassonografia itinerante.

Na visão de Percival, ao inaugurar o PA do Cidade de Deus, Vila Operária e da Vila Olinda, a administração está conseguindo diminuir a demanda do PA central e dar celeridade aos atendimentos primários e consultas aos pacientes. A estrutura ainda foi encorpada com a construção de novos ESFs, como o da Vila Rica, que atuam na prevenção, e agora o novo desafio é zerar as filas de exames.

Leia também:  Prefeitura disponibiliza emissão de documentos fiscais de forma gratuita via site

“O cidadão está conseguindo chegar até o médico com muito mais facilidade, isto é uma verdade. Mas ainda há um déficit na realização de exames, ou seja, o paciente ainda demora a voltar com o resultado que o profissional precisa para atingir o diagnóstico. Vamos acabar com isso. Já está adquirida e vai iniciar no novo PA da Vila Olinda, que atenderá cerca de 30 mil pessoas, uma estrutura de ultrassonografia que percorrerá mais cinco centros de saúde para atender esta demanda”, anunciou o prefeito.

Segundo explicação da secretária de saúde, Marildes Ferreira, a nova descentralização de ultrassonografia determinada pelo prefeito servirá especialmente para atender mulheres no quadro de gestantes, ultrassonografia mamária e do útero (endovaginal). “O trabalho será da seguinte maneira: técnicos usarão o equipamento durante uma semana na Vila Olinda, depois ficarão pelo mesmo tempo no Cidade de Deus, na Policlínica, Guanabara e Monte Líbano, voltando após um mês para a Vila Olinda novamente. A pedido do prefeito, foi feita uma exigência aos profissionais contratados: é exame feito e laudo já é liberado na mão das pessoas. Não vai haver espera”, garantiu Ferreira.

Leia também:  Preço da carne de 1ª reduz e consumidor pode comemorar em Rondonópolis

Sobre o novo PA da Vila Olinda, o prefeito recebeu o agradecimento de líderes comunitários, que falaram em nome dos moradores. “Hoje é o melhor dia da minha vida, você fez o que muitos falaram que fariam e não fizeram”, disse Fabiano Pereira, presidente do Parque Universitário e filho de Antônio Bezerra da Silva, que dá nome a unidade.

Já a líder comunitária da Vila Olinda, Hilda do Nascimento, a ‘Hilda Furacão’, chamou atenção para a nova realidade da comunidade local. “Não precisaremos mais atravessar a pista de madrugada para ir pegar uma ficha, agora temos aqui um PA em um prédio de ESF que também foi o Percival que construiu lá atrás”, lembrou.

Leia também:  Casario recebe o evento gospel Bendize no sábado (12)

Estrutura

O PA da Vila Olinda terá os mesmos moldes e rede de atendimento do PA central. Foram adquiridos, com recurso próprio, desfibriladores, aparelhos para eletrocardiograma, contratados novos enfermeiros e médicos plantonistas e outros equipamentos de emergência, incluindo até mesmo uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu para transporte de casos mais graves ao Hospital Regional e outros centros. A unidade funcionará de segunda à sexta, independente de feriados, das 18 horas até a meia-noite, após a finalização dos trabalhos da atenção básica, podendo ser alongado madrugada adentro, mediante demanda.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.