Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Sopas de verduras ajudam a perder peso
SAÚDE

Sopas de verduras ajudam a perder peso

Da Redação com Melhor com Saúde
VIA

Existe algum prato que seja saudável, completo, saciante e que nos ajude a emagrecer? Sim, as sopas de verduras. São receitas ideais para ajudar a perder peso de maneira gradual, sem passar fome, obter todos os nutrientes que seu corpo necessita e não apresentar nenhum déficit.

Neste artigo daremos algumas sugestões de sopas para que ajudem na perda de peso, graças às propriedades dos seus ingredientes.

Foto: Reprodução / Telitana Cozinha
Foto: Reprodução / Telitana Cozinha

Sopa de abóbora e canela
Esta deliciosa sopa, possui uma curiosa e excelente combinação de seus ingredientes, resultando em um maravilhoso prato que vai surpreender seus convidados.

A abóbora reúne as qualidades necessárias para que seja inclusa em qualquer dieta. Tem uma ótima capacidade saciante, graças a seus níveis de água e fibras, e ainda possui baixa quantidade de calorias. Além disso, é desintoxicante e diurética, ajudando nosso organismo a eliminar toxinas e o excesso de líquidos que podemos vir a acumular.

Por outro lado, sua textura encorpada permite elaborar uma receita de consistência bastante cremosa, como as que utilizam batata.

A canela não é só uma especiaria que dá um toque especial à sopa, mas também aumentará as propriedades da mesma, já que regula os níveis de açúcar no sangue, níveis que, quando estão desregulados, produzem ataques de fome.

Recomendamos o uso da canela-do-Ceilão, que é mais terapêutica e aromática.

Sopa de abobrinha e wakame
Esta sopa é uma receita suave e muito digestiva, ideal para tomar à noite no jantar.

A abobrinha possui somente 17 calorias por cada 100 gramas, tornando-a uma ótima opção para ser incluída na nossa dieta habitual. Além do baixo teor calórico, acelera o metabolismo e contribui para eliminar gorduras acumuladas em nosso corpo.

Algumas pessoas, quando preparam a sopa de abobrinha adicionam queijo na receita para que fique mais cremosa, já que a abobrinha contém muita água. Porém, recomendamos uma opção mais leve. Substituir o queijo pela macroalga wakame, que também possui propriedades emagrecedoras e diuréticas, além de acrescentar sabor e cremosidade à sopa.

Esta macroalga é adicionada no momento do cozimento e é triturada junto à abobrinha no final.

FOTO: Divulgação/Shutterstock
FOTO: Divulgação/Shutterstock

Sopa de alho poró e gengibre
A sopa de alho poró é um prato delicioso, graças a seu sabor característico, além de ser rico em água, fibra e potássio, um mineral que nos ajuda a combater a retenção de líquidos e a compensar o excesso de sal. Além disso, o alho poró é um dos vegetais com menor conteúdo de carboidratos, por isso é a opção mais adequada para tomar durante a noite.

O gengibre dá um toque especial ao prato, potencializa o sabor da receita e nos ajuda a consumir uma sopa com mais propriedades terapêuticas, já que esta especiaria ajuda a eliminar gorduras e acelerar o metabolismo, aumentando nosso gasto energético.

Podemos adicionar o gengibre fresco ou em pó durante o cozimento.

pimentasSopa de ervilha e pimenta caiena
A ervilha é o legume mais digestivo e com conteúdo proteico, o qual nos ajuda a manter a massa muscular e a emagrecer, principalmente na região da cintura. Além disso, a ervilha ajuda a regular nossos níveis de açúcar no sangue e contém muita fibra. A sopa de ervilha é bastante saciante e podemos consumi-la a qualquer hora do dia.

A pimenta caiena, por outro lado, potencializará o sabor deste prato, além de ajudar a acelerar nosso metabolismo e digerir melhor as gorduras. Devemos adicionar pouca quantidade de caiena, principalmente nas primeiras vezes para ir acostumando nosso corpo ao seu potencial picante.

Esta sopa é ideal para dias frios ou pessoas que são muito friorentas.

Sopa de cogumelos e aveia
Quando for época de cogumelos ou tenhamos a oportunidade de consegui-los, podemos aproveitar para elaborar uma sopa requintada. Os cogumelos possuem um alto teor de proteínas, além de serem um alimento muito saudável e natural.

A aveia é um alimento muito nutritivo e também possui muita fibra, sendo uma ótima recomendação para quem sofre de prisão de ventre ou problemas digestivos.

Recomendamos consumir esta sopa em uma refeição mais exigente, como a do almoço por exemplo, já que é um prato muito energético e podemos condimentá-lo com um toque de páprica picante.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas