Foto: assessoria
Foto: assessoria

Após uma campanha que mobilizou a imprensa e envolveu a comunidade, o campus da Universidade Federal em Rondonópolis já tem um novo nome definido. Com 57% dos votos venceu a proposta “Universidade Federal do Cerrado” e a sigla deverá ser UFCer. A escolha já foi homologada e deverá ser encaminhada ao MEC.

O Comitê Pró-UFCer, antes chamado Pró-UFR, reuniu-se na tarde da última terça-feira (28), na Câmara Municipal, para apresentar o novo nome da instituição aos vereadores. O que ocorreu, também, à noite, no campus da UFMT, para os membros e visitantes que participaram da reunião.

A próxima ação planejada pelo comitê é mobilizar toda a região em prol da emancipação do campus. Para isso, foi marcada uma audiência pública no dia 29 de maio, às 19h, na Câmara Municipal de Rondonópolis, com todos os dirigentes políticos da região Sudeste de Mato Grosso. Toda sociedade é convidada a participar.

Leia também:  'Campeonato Brasileiro de Futebol de Surdos' acontece neste sábado em Rondonópolis

Participação popular na escolha do nome

Diante da necessidade de alterar o nome da Universidade Federal em Rondonópolis, foi realizada uma consulta pública à comunidade que sugeriu 17 nomes no blog e na página do Comitê no facebook, sendo os dois mais indicados Universidade Federal do Cerrado e Universidade Federal de Integração do Centro-Oeste. A escolha final do nome foi feita a partir de uma enquete realizada no período de 24 a 28 desse mês, no endereço eletrônico www.ufrja.blogspot.com.br. No total, foram 2.402 votos. Sendo 1.380 votos para Universidade Federal do Cerrado (57%) e 1.022 para Universidade Federal de Integração do Centro-Oeste (42%). Durante o processo, foram registradas no blog mais de 7 mil visitas.

Leia também:  Em jantar dançante, Marinho & Seus Beat Boys comemoram 50 anos de história

Universidade Federal do Cerrado – UFCer

A necessidade de escolher outro nome que substituísse a proposta original da UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) foi um pedido do MEC, que não tem incentivado a criação de universidades com nome de municípios. Dessa forma, foi escolhido um novo nome que refletisse a abrangência regional da universidade, no caso, o bioma do Cerrado brasileiro, o qual Rondonópolis faz parte.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.