O Valor Bruto de Produção (VBP) apresentou uma pequena alta de 0,2% no período trimestral de 2015 se comparado com o ano passado. As informações são de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No embalo da melhora nos preços dos principais produtos da cesta de exportação nos últimos três meses, a estimativa de março para VBP 2015 chegou a R$ 43,64 bilhões, apresentando um crescimento de 5,4% perante a estimativa de dezembro.

A maior variação no período foi observada na soja, que saiu de R$ 20,63 bilhões e foi para 22,40 bilhões, alta de 8,6%. Vale destacar que a oleaginosa representa 51% do VBP total da agropecuária do Estado.

Leia também:  Abate de bovinos recua 4,17%, mas economistas acreditam em reversão de queda

Com um cenário de câmbio mais favorável para os setores agroexportadores do Estado, essa segunda estimativa do VBP mudou a tendência de queda em relação ao ano passado para uma estabilidade. Dessa forma, apesar da desaceleração do crescimento visto nos últimos anos, a agropecuária do Estado deve ter mais um ano positivo de maneira geral.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.