Foto: assessoria
Foto: assessoria

O representante da Comissão Pró-Unemat, vereador Thiago Silva (PMDB), participou anteontem de uma reunião com nova reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Ana Di Renzo, na Assembleia Legislativa, para cobrar a instalação na Unemat em Rondonópolis. O encontro foi por intermédio do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR).

“Durante o encontro apresentamos o trabalho da comissão denominada “Movimento Pró Unemat”, que tem participação de inúmeros estudantes da cidade e que lutam pela Instalação da Unemat na cidade como uma alternativa gratuita de graduação”, disse Thiago Silva. Ele ressaltou que o movimento local já realizou inúmeros atos de manifestação com apoio da massa estudantil, em busca da sensibilizar o governo para viabilizar a instalação de um campus da Unemat em Rondonópolis.

Leia também:  Deputado Rezende busca informações sobre anel viário para Rondonópolis

De acordo com o vereador, a reitora informou que apesar da aprovação da PEC em 2013, que vinculou o percentual da Receita Corrente Liquida do Estado para a Unemat, o orçamento da instituição ainda está com dificuldades, pois houve um recalculo da RCL, que ocasionou na redução do orçamento.

O vereador Thiago Silva também externou sua insatisfação com a suspensão do vestibular para Rondonópolis em 2014, e pediu empenho para que a instituição possa apresentar ao Consuni do dia 23 de abril a proposta de abertura dos cursos em Rondonópolis. O vestibular foi aberto em Rondonópolis, mas suspenso por força de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Unemat e o Ministério Público.

Leia também:  Por questões éticas advogado se recusa a continuar em defesa de Michel Temer

“Hoje a nossa região é responsável por quase 30% do PIB, e Rondonópolis a segunda cidade que mais contribui para o crescimento do Estado e da própria Unemat, carece por mais esta oferta de cursos superior público, afim de, suprir a demanda de novos postos de trabalho na área da indústria e serviços”, ressaltou Thiago Silva.

Já o deputado Nininho pediu a reitora um levantamento de custos para a construção do campus local para que seja trabalhado junto com a bancada federal emendas parlamentares com a finalidade de viabilização do projeto.

Na AL o vereador Thiago Silva também esteve nos Gabinetes dos deputados estaduais Sebastião Rezende e Zé Carlos do Pátio, para reforçar o apoio deles no projeto de implantação do campus da Unemat e protocolar um ofício solicitando que os parlamentares destine Emendas Parlamentares junto ao Orçamento Estadual, para ajudar a viabilizar a criação do campus e instalação
dos cursos da Unemat na cidade.

Leia também:  Vereador busca solução para fechamento de UTI Pediátrica
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.