No último dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mas o que pais e educadores podem fazer para evitar que a criança seja vítima é o tema de nossa discussão de hoje.

A criança e o adolescente em si não têm autonomia para decidir nada em sua vida, eles são vulneráveis a vontade de quem tem sua tutela, por isso é preciso estar atento sobre quem vai passar mais tempo com eles. Quando a criança chorar muito e recusar insistentemente a ficar com alguém é melhor procurar outra pessoa para cuidar dela, ela deve ter seus motivos. Esse é apenas um dos fatores, pois geralmente os abusadores são pessoas da própria família ou muito próximos que são de confiança da família.

Outro cuidado é verificar sempre o caminho de casa para a escola, atentar ao tempo do trajeto para chegar em casa. Os pais devem estabelecer uma rotina que facilite o caminho em lugares seguros, longe de mato e terrenos baldios e lugares escuros.

Crianças pequenas não entendem quando estão sendo assediadas, por isso é preciso conversar muito com elas explicando que ninguém pode olhar por dentro de sua roupinha, que ninguém pode pegar nas suas genitais, fale para a criança não deixar que ninguém entre com ela no banheiro da escola, clube ou outros lugares afastados.

Sempre, sempre mesmo, os pais devem perguntar como a criança ou adolescente está, isso deve fazer parte da conversa diária entre pais e filhos, pois o dia que alguma coisa estranha acontecer os pais perceberão durante a conversa.

Quando pais orientam bem sobre os cuidados ao andar sozinhos, e principalmente têm uma relação de confiança com seus filhos é possível que eles fiquem mais atentos e percebam quando alguém está agindo de forma estranha.

Se o abuso ocorrer é preciso tomar todas as providências legais, mas principalmente ter um profissional capacitado para orientar a família e atender a criança ou adolescente de forma diferenciada, sigilosa e sem mais constrangimentos. Denuncie: Disque 100.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.