Agora MT Esportes Artes Marciais Casal treina junto para lutas no Noxii Combat
UFC

Casal treina junto para lutas no Noxii Combat

Da redação com Globo esporte
VIA

Homens e mulheres juntos em treinos de sparring não é novidade no MMA; apesar de lutas entre pessoas de gêneros diferentes serem proibidas, é comum encontrar lutadores de sexo oposto treinando juntos. Um casal de lutadores, porém, é algo mais raro. É o caso de Kinberly Novaes e Jacson Carvalho, que estarão em ação no Noxii Combat 1 neste domingo, em Joinville. Os dois treinam na CM System, em Curitiba, e ajudaram um ao outro na preparação para seus combates.

Numa época em que casos de violência doméstica e violência contra a mulher estão cada vez mais em evidência, um casal que troca golpes diariamente, mesmo num ambiente controlado, certamente gera polêmica. Contudo, Novaes garante que o relacionamento entre os dois é saudável e que o respeito entre os dois impera fora do tatame.

– Treinar com ele é muito bom, ele me ajuda muito, e não tem pena de me bater não! Treinamos pesado. Como todos os casais, temos discussões, mas nunca brigamos de verdade, nunca desrespeitamos um ao outro. Acho que as artes marciais nos ensinam a respeitar a todos, dentro e fora do tatame, e isso se reflete em todos os relacionamentos – afirmou a lutadora peso-palha, por e-mail, ao Combate.com. Apesar de dizer que jamais sofreu agressão por parte de namorados, a atleta reforça a importância de se levar o problema da violência doméstica a sério.

– Acho que é um assunto que deve ser explorado sim, cada vez mais. Muitas pessoas não compreendem, acham que as mulheres que passam por isso são covardes por não fazerem nada. Mas só quem passa por isso deve saber o turbilhão de emoções, como medo e insegurança, que deve ser. Nunca fui vítima de nenhum tipo de violência, mas acredito que quando as leis forem realmente mais severas com os agressores, as mulheres que passam por isso terão mais segurança e coragem para tomarem atitudes.

O relacionamento entre Novaes e Carvalho começou há nove meses, mas os dois se conhecem há anos do circuito de muay thai de Joinville, e se aproximaram em 2014, quando passaram a treinar na mesma academia. Ele, professor e atleta no local, convidou ela para dar aulas de muay thai em outra academia, e os dois foram se conhecendo melhor através de conversas no caminho de ida e volta do trabalho.

– Mas foi num final de semana que tudo começou, quando fomos juntos, e com mais alguns atletas, numa festa que estava muito chata! Então ele me chamou para sair dali e dar uma volta. Desde então, não desgrudamos mais – conta Novaes.

No domingo, ela, veterana no MMA com sete vitórias e duas derrotas apenas aos 24 anos de idade, disputa o cinturão do peso-palha do Noxii Combat contra Renata Baldan. Será sua primeira luta desde agosto de 2013, após se recuperar de uma cirurgia. Carvalho, de 23 anos, faz sua segunda apresentação no MMA, e busca se recuperar de uma derrota na estreia.Seu adversário, o peso-galo Lucas Paquito, só tem 19 anos, mas já tem nove lutas profissionais e treina na prestigiada equipe Nova União.

– Eu assisti a algumas lutas dele, sei que é do jiu-jítsu, gosta de colocar para baixo, e eu estou treinando isso, juntando com a trocação forte. Ele é mais experiente que eu, tem nove lutas profissionais, eu fiz uma só, há dois anos atrás, e vou fazer minha reestreia. A preparação foi excelente. Meu forte é a trocação, a vinda para cá está fazendo toda a diferença para mim: treino de wrestling do (Marcelo) Zulu, jiu-jítsu do Cristiano (Marcello)… Estou mais preparado do que nunca, estou indo para fazer uma grande luta e buscar o nocaute – comentou Carvalho.

Noxii Combat 1
17 de maio de 2015, em Joinville (SC)
CARD DO EVENTO
Janailson Kevin x Marcel Adur – cinturão 57Kg
Kinberly Novaes x Renata Baldan – cinturão 52kg
Luiz Andre Siqueira x Mauricio Facção – cinturão 66kg
Silmar Sombra x Gilmar Manaus
Jesse Melo x Alex Sandro Alves Canguru
Walter “Jr. Preto” Pereira x Tyron Pedro
Alan dos Santos x Thiago Natan
Gian Siqueira x Rodrigo Basile
Rodrigo Praxedes x Raphael Caçapa
Fabio Bondesan x João Isidoro Almeida
Carol Correia x Daiana Torquato
Jacson Carvalho x Lucas da Silva Paquito
Eric Guimarães x Lucas Pivatto
Taila Santos x Débora Dias

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas