Outro dia escutei de um amigo a seguinte frase: “É muito difícil ser liderado por uma mulher, ah quer saber, mulher para liderar, só se tiver pênis. ”.

Fiquei pensando o quanto o machismo ainda faz e fará parte do mundo coorporativo por muito tempo. Por que é difícil ser liderado por uma mulher? Por que os homens geralmente ocupam posições de chefia?

Segundo as teorias de liderança, não há um jeito certo de liderar e ser um bom líder tem a ver com a capacidade de influenciar pessoas, relacionar-se bem com os demais, ou seja, independe do seu sexo. Um líder grosseiro, impaciente, pode ser tanto homem quanto mulher por exemplo. Assim como um líder incentivador e amável também.

O mundo dos negócios é extremamente pautado em resultados, o que pode ser positivo em questões de preconceito como essa. Muitas mulheres dão mais valor a outras coisas antes da carreira, como filhos e casamento. Isso é uma questão pessoal de escolha e de se sentir confortável com o que faz.

Se você é mulher e deseja ocupar posições de liderança precisa trazer resultados onde quer que esteja, não importa sua função hoje. É necessário utilizar os pontos fortes femininos e destaca-los. O que ocorre é justamente o contrário, há uma extrema exposição de pontos frágeis comuns a muitas mulheres, como a TPM, mudanças de humor, emotividade. Lembrando que, assim como os homens não são todos iguais, as mulheres também não.

Os pontos fortes da liderança feminina são: atenção aos detalhes, preocupação com as pessoas, bom senso estético, flexibilidade, cumprimento de normas, educação mais aguçada.

O fato é que homens e mulheres precisam caminhar juntos nas empresas, suas personalidades são complementares. Não havendo necessidade de competição. Quando compreendermos isso, todos sairão ganhando, os homens que terão as mulheres como parceiras e vice e versa.

A liderança feminina deve se livrar do ressentimento das minorias, o famoso “mimimi” e ser ativa e natural.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.